Salário Mínimo tem menor reajuste em 24 anos

Salário Mínimo tem menor reajuste em 24 anos
terça-feira, 02/01/2018

A partir de 1º de janeiro de 2018 o salário mínimo passou a ter o valor de R$ 954,00, conforme Decreto assinado por Michel Temer (PMDB) na última sexta-feira (29).

O reajuste de apenas R$ 17,00 está desagradando a todos, pois representa uma variação de 1,8143, que é a menor em 24 anos.

Com isto, mais uma vez Temer rompe com a trajetória de aumentos reais na remuneração que é recebida por 45 milhões de brasileiros e brasileiras, entre trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas.

O ministro da Fazenda e banqueiro aposentado Henrique Meirelles afirmou que o novo valor do salário mínimo para 2018 foi determinado pela aplicação da lei, e não por escolha política.

A fórmula de reajuste do salário mínimo foi definida em 2012, ainda no governo da presidente Dilma Rousseff, e leva em conta a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores. Como o resultado do PIB de 2016 foi negativo, o reajuste do salário mínimo foi calculado apenas pelo INPC.

Fonte: EBC – Agência Brasil

COMPARTILHE