Assembleias nas bases do Vida Bancária deliberam sobre Minuta de Reivindicações

Assembleias nas bases do Vida Bancária deliberam sobre Minuta de Reivindicações
quinta-feira, 07/06/2018

AGENDA DAS ASSEMBLEIAS

Apucarana: 12/06
Horário: 19h00 - Local: sede do Sindicato

Arapoti: 11/06
Horário:
19h30 - Local: sede do Sindicato

Cornélio Procópio: 11/06
Horário:
19h00 - Local:  sede do Sindicato

Londrina: 12/06
Horário:
18h30 - Local: sede do Sindicato

Pauta:
1) Autorizar à diretoria para realizar negociações coletivas, celebrar Convenção Coletiva de Trabalho, Convenções/Acordos Coletivos Aditivos, bem como Convenção/Acordos de PLR e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto;

2) Deliberar sobre aprovação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta da Pauta de Reivindicações da categoria bancária, data-base 1º de setembro, definida na 20ª Conferência Nacional dos Bancários;

3) Deliberar sobre desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada;

4) Outros assuntos de interesse da categoria profissional.

Os Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina realizarão nos dias 11 e 12/06 Assembleias Gerais da categoria para analisar e votar a Minuta de Reivindicações a ser aprovada na 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá neste final de semana em São Paulo.

Na ocasião também será deliberado sobre a autorização para que os Sindicatos negociem com os bancos e tomem os encaminhamentos necessários caso não haja acordo entre as partes.

Nas Assembleias será definido ainda o índice da Taxa Assistencial a ser descontado nos salários dos bancários e bancárias em decorrência da celebração da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) com a Fenaban.

“Esta taxa é prevista na legislação é serve para que os Sindicatos custeiem as despesas com a Campanha Salarial, compreendendo publicação de editais, realização de Assembleias, gastos com viagens e produção de material para mobilizar a categoria”, explica Lidiani Torrecilha Lopes Pereira, diretora do Sindicato de Cornélio Procópio e coordenadora do Vida Bancária já direção da Fetec-CUT/PR.

Lidiani lembra que a Campanha deste ano está sendo antecipada devido ao risco que a nova legislação trabalhista oferece aos direitos da categoria.

“Muitas de nossas conquistas, obtidas com muita luta nos últimos tempos podem deixar de existir após 31 de agosto deste ano, quando terminará a vigência da atual CCT. Para evitar que isso ocorra, temos que organizar um movimento muito forte de pressão contra os bancos para fazer valer nossos direitos”, ressalta.

Os delegados e delegadas que representarão as bases do Vida Bancária no evento nacional foram eleitos durante a 20ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada no mês de abril, em Curitiba.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE