Bancários do Paraná aprovam propostas para a 19ª Conferência Nacional

Bancários do Paraná aprovam propostas para a 19ª Conferência Nacional
terça-feira, 11/07/2017

Os debates feitos durante a 19ª Conferência Estadual dos Bancários, realizada nos dias 8 e 9 de julho, em Curitiba, são relatados na edição do Vida Bancária impresso desta semana.

O evento marca um importante passo na organização da categoria no Estado para a Campanha Unificadas 2017, que promete ser das mais difíceis de todos os tempos, levando em conta o atual momento pelo qual passa o País.

De acordo com o jornal, na Conferência foram analisadas as reformas da Previdência, das leis trabalhistas e a aprovação da lei da terceirização, além dos impactos que as novas tecnologias terão sobre os bancários e bancárias.

“Resistência e organização são necessárias para ampliar as nossas conquistas na Campanha Nacional deste ano. Temos que manter a unidade para impedir a retirada de direitos e, principalmente, conter o elevado número de cortes nos postos de trabalho na categoria”, avalia Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina.

As proposta do Paraná serão apresentadas na 19ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 28 e 30 de julho, em São Paulo, quando serão aprovadas a Minuta de Reivindicações e estratégias de luta da categoria.

Reforma trabalhista

 No box superior da Capa, o Vida destaca o posicionamento da OIT (Organização Internacional do Trabalho) contrário à reforma trabalhista que está tramitando no Congresso Nacional na base do rolo compressor.

Para a entidade, não se pode encaminhar mudanças desse vulto sem que seja feito um amplo debate com as representações da Classe Trabalhadora.

Ainda sobre o PLC 38, matéria na pág. 3 informa sobre a pressão do governo Michel Temer (PMDB) e grandes empresários estão fazendo para que a matéria seja aprovada na sessão desta terça-feira (11/07) do Senado. Também é denunciada a campanha que o Itaú e o Santander estão fazendo nos meios de comunicação defendendo as mudanças em mais de 100 artigos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sob o argumento de que isso é preciso para “modernizar” a legislação brasileira.

Para combater esse discurso, o MPT (Ministério Público do Trabalho) do Espírito Santo elaborou uma revista em quadrinhos, que traz informações sobre os direitos que estão em risco nessa reforma e o qual é o seu objetivo. O material está sendo distribuído para a categoria pelo Sindicato de Apucarana.

CCVs com a Caixa

As reuniões das CCVs (Comissões de Conciliação Voluntária) dos Sindicatos de Apucarana e de Arapoti com a Caixa Econômica Federal para resolver pendências do Auxílio-alimentação pós-aposentadoria estão na pág. 2.

“Esta é uma forma ágil de conciliar a indenização do benefício futuro dos empregados e empregadas da Caixa que se aposentam. Felizmente, a CCV veio para preencher a lacuna que havia em torno dessa questão, que acabava gerando demandas judiciais e longo tempo de espera para receber os direitos”, comenta Carlos Roberto de Freitas, presidente do Sindicato de Arapoti.

Nesta edição tem ainda notícias sobre a mobilização do Sindicato de Cornélio Procópio dos empregados e empregadas da Caixa para a Campanha 2017 e a convocação dos interessados em se candidatar a delegado sindical e a representante sindical de base do Banco do Brasil.

As inscrições devem ser feitas no Sindicato de Cornélio Procópio entre os dias 12 e 21 de julho. A votação ocorrerá nos dias 26 e 27/07.

Leia na pág. 2 um balanço das demissões feitas pelos bancos privado no primeiro semestre deste ano nas bases dos Sindicatos do Vida Bancária.

Foram 84 dispensas sem justa causa em apenas seis meses e o Bradesco é o campeão em cortes, com 28 bancários e bancárias deligados, seguido do Itaú, com 22 e do Santander com 16 demissões.

Adoecimentos crescem em Londrina

Matéria publicada na pág. 4 do Vida 1.444 detalha o trabalho da Secretaria de Saúde do Sindicato de Londrina, que no primeiro semestre deste ano prestou 145 atendimentos a bancários e bancárias.

Segundo Kelly Menegon, este número representa aumento dos adoecimentos da categoria, com registro de 87 casos de LER/DORT, que representa 60% dos atendimentos, e de 42 casos de transtornos emocionais, que respondem por 29% dos problemas constatados.

Veja também relato sobre o arrombamento da agência do Santander em Apucarana, ocorrido na madrugada do dia 4 de julho.

E como o Vida também é lazer e esporte, o jornal publica foto da equipe de Arapoti, que é campeã do 6º Torneio Integração de Futebol Suíço, e fique de olho nos Bailes dos Bancários que estão sendo organizados pelos Sindicatos de Cornélio Procópio e de Londrina.

As mesas são limitadas. Antecipe suas reservas para participar das tradicionais festas em comemoração ao Dia 28 de Agosto, Dia da Categoria Bancária.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE