VIDA BANCÁRIA

Conquistas da categoria na Campanha 2020 são destaque do jornal desta semana

Conquistas da categoria na Campanha 2020 são destaque do jornal desta semana
terça-feira, 14/09/2021

Neste mês de setembro a categoria bancária está colhendo os frutos da mobilização realizada na Campanha Nacional Unificada de 2020, que garantiu o reajuste dos salários, PLR e demais verbas para este ano, mais 0,5% de ganho real, totalizando um percentual de 10,97%.

Esta conquista é tema de Capa da edição do Vida Bancária desta semana, que também informa sobre a antecipação da PLR por alguns bancos. Na avaliação do presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, não restam dúvidas de que foi acertada a celebração da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) com validade para 2020/2022. “Conseguimos minimizar os efeitos da inflação no orçamento dos bancários e bancárias e somos uma das poucas categorias que conseguiram reajuste superior ao índice de inflação acumulada”, ressalta.

Clique aqui para baixar a edição digital do Vida Bancária.

MP denuncia uso político do BB e da Caixa

Na pág. 2, o Vida divulga a representação apresentada pelo subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Furtado, junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), solicitando investigações do órgão nas condutas adotadas pelos presidentes do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, em relação ao manifesto da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) defendendo a harmonia entre as instituições nacionais. Para o subprocurador, os dois estão fazendo uso político dos bancos, o que, segundo ele, “é uma afronta ao esperado zelo pelo interesse público e não do governo de plantão”.

Leia também sobre o BB a precarização no atendimento aos associados da Cassi, a caixa de assistência dos funcionários, que vem negando a realização de procedimentos simples devido à visão adotada pela atual gestão, que é baseada na contenção de despesas. Com isso, a Cassi já descredenciou mais de 5.400 profissionais, clínicas e hospitais, comprometendo o atendimento dos associados e seus dependentes em todo o País.

O jornal traz ainda informações sobre o pagamento da PLR com valor menor do que o estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Caixa. A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) já enviou ofício ao banco questionando os cálculos e cobrando o pagamento correto.

Setembro Amarelo

 A manchete da pág. 3 do Vida Digital desta semana é a campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção e conscientização sobre o suicídio. Além de explicar o que é a campanha, o jornal orienta a categoria a buscar auxílio se estiver com problemas psicológicos, ressaltando que é importante valorizar a vida superando as dificuldades com apoio e tratamento adequado.

Fique por dentro também do calendário do pagamento a PLR no Bradesco e no Banco Pan. O Bradesco atendeu à solicitação feita pela Contraf-CUT e vai antecipar o crédito deste direito para o dia 20/09. Já o Banco Pan vai pagar a PLR na data final (30/09), mas se comprometeu em antecipar a segunda parcela.

A Vida em Primeiro Lugar

Saiba na pág. 4 como foram as atividades do 27º Grito dos Excluídos realizadas no feriado de 7 de setembro em Londrina. Este ano, houve uma celebração no Conjunto União da Vitória 4, localizado na Zona Sul da cidade, seguida de marcha pelas ruas do bairro e da distribuição de cestas básicas para famílias necessitadas.

O Vida informa ainda que a Chácara 28 de Agosto, a Sede Campestre do Sindicato de Londrina, que fica no município de Sertaneja, teve a utilização liberada parcialmente para associados e seus dependentes. Usuários deverão seguir um protocolo com medidas de prevenção à Covid-19.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE