OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

Fórum Social Mundial 2021 será aberto no sábado (23)

Fórum Social Mundial 2021 será aberto no sábado (23)
quarta-feira, 20/01/2021

Será aberto no sábado (23/01), o Fórum Social Mundial 2021 com o tema "Outro Mundo é Possível”. A edição deste ano será virtual, devido à pandemia do novo coronavírus, e será encerrada no dia 31.

As atividades serão transmitidas no endereço: https://wsf2021.net. Este será um evento extraordinário, voltado para debater e possibilitar respostas políticas globais e locais aos graves e urgentes desafios desta conjuntura, na qual profundas crises do capitalismo se superpõem e se realimentam.

As inscrições podem ser feitas individualmente ou coletivamente pela página do FSM. É possível inscrever uma organização, movimento social ou coletivo, uma atividade ou ainda uma iniciativa mais duradoura. No site também é possível acompanhar a programação completa e conferir a relação completa de palestrantes, além de cadastrar propostas e iniciativas para serem discutidas.

O Fórum Social Mundial é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne os grandes capitalistas do mundo e será realizado no mesmo período em Davos, na Suíça.

Entre os participantes já confirmados estão nomes como o do ex-presidente Lula e da professora, filósofa, escritora e ativista antirracista norte-americana Angela Davis.

Programação

No primeiro dia do FSM Virtual, 23/01/2021, acontecerá a Marcha Mundial de Abertura por Direitos, Justiça, Democracia e Bem-Viver, realizada por meio da difusão de vídeos com depoimentos de lideranças de várias partes do mundo em defesa desses temas e de suas lutas.

Durante a Marcha, será realizado o Painel Global de Abertura com cerca de seis grandes lideranças sociais e políticas de alcance mundial, sob o lema: Qual o mundo que queremos hoje e amanhã? - Não é o mundo de Davos!

Do dia 24 ao 29, serão realizados grandes Painéis sobre cada um dos Espaços Temáticos do FSM Virtual (https://wsf2021.net), além de inúmeras atividades autogestionadas, uma característica de todos os Fóruns.

O penúltimo dia será dedicado a Assembleias de convergências: articulações, ações, lutas e campanhas políticas globais.

O último dia, 31/01, será o da Ágora dos Futuros, atividade na qual os movimentos e organizações sociais de todo o mundo apresentarão suas ações, lutas e campanhas que deverão se estender durante o ano de 2021 até a próxima edição planetária presencial do FSM, pós-pandemia, que deverá ser sediada no México.

Bancários presentes

A categoria bancária estará representada no FSM 2021 pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), que irá participar do FSM com quatro oficinas:

- Basta! Não iremos calar! O Sindicato dos Bancários de São Paulo fará uma apresentação sobre o atendimento que fazem nos casos de violência doméstica sobre bancárias relacionando com a cláusula da nossa CCT.

- O teletrabalho e a aceleração das transformações tecnológicas nos bancos.

- A defesa da Caixa e do Banco do Brasil frente aos ataques neoliberais do governo Bolsonaro.

- O papel dos bancos públicos na retomada econômica e social pós-pandemia.

A Contraf-CUT orienta os bancários a seguirem e compartilharem em seus perfis pessoais.

Fonte: FSM/Contraf-CUT

COMPARTILHE