Edição desta semana divulga lançamento do livro sobre 60 anos do Sindicato de Londrina

Edição desta semana divulga lançamento do livro sobre 60 anos do Sindicato de Londrina
terça-feira, 08/08/2017

O jornal Vida Bancária desta semana traz como matéria de Capa a cerimônia de lançamento do livro “Sindicato dos Bancários de Londrina e Região 60 anos – Uma história e muitas lutas”, ocorrido na última sexta-feira (4/08), nas dependências da Câmara de Vereadores.

O evento teve a presença de dirigentes sindicais bancários de Arapoti, Assis Chateubriand, Brasília, Cornélio Procópio, Paranavaí, vereadores, representantes das Regionais de bancos e diversos outros convidados.

De autoria da jornalista Meire Bicudo, o livro faz um resgate histórico do Sindicato, desde sua fundação, como Associação, com textos, documentos, fotos e imagens que marcaram as diversas lutas realizadas ao longo de seis décadas, além de entrevistas com ex-presidentes e outras pessoas que participaram das lutas da entidade.

Em discurso durante o lançamento da obra, Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, destacou as muitas dificuldades que a categoria enfrentou nestes anos todos, enfatizando a importância da organização da Classe Trabalhadora nos dias atuais diante de tantos ataques e mudanças que estão ocorrendo no País.

“Estamos passando por um momento muito difícil e agora, mais do que nunca, temos que somar forças para vencer as dificuldades que estão se apresentando para assegurar a manutenção dos direitos, empregos e lutar por novas conquistas”, apontou Regiane.

Nos próximos dias a diretoria do Sindicato estará distribuindo o livro aos bancários e bancárias lotados na base territorial de Londrina.

Clique aqui para ler mais sobre o lançamento do livro dos 60 anos do Sindicato de Londrina.

Dia 26/08 tem o almoço do Sindicato de Arapoti

No Box superior da Capa, o Vida divulga o almoço que está sendo preparado pelo Sindicato de Arapoti para comemorar o Dia da Categoria Bancária – 28 de Agosto.

A festa será realizada no dia 26/08 na AABB de Wenceslau Braz. .Bancários e bancárias interessados em participar devem confirmar presença junto à Secretaria do Sindicato, pelo telefone (43) 3557-1516, até o dia 19/08.

Itaú lucra R$ 12,345 bilhões no primeiro semestre

Na pág. 2, o jornal informa que o Itaú obteve lucro líquido de R$ 12,345 bilhões no primeiro semestre de 2017. Esse resultado representa um crescimento de 15% na comparação com o montante apurado no mesmo período do ano passado.

Mesmo assim, de acordo com o balanço, em 12 meses o banco exterminou 961 postos de trabalho, ampliando com isso a sobrecarga de serviços nas agências.

“Para manter esse desempenho, o Itaú está apostando no corte de pessoal e na rotatividade, sacrificando ainda mais os bancários e bancárias que sobram nas agências, com uma enorme carga de serviços, muita pressão e ameaças constantes de demissão”, denuncia Kelly Menegon, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú.

Na mesma página, matéria aborda a ação ganha pelo Sindicato de Londrina que torna inaplicáveis as mudanças feitas pelo Santander no Regulamento do SantanderPrevi, fundo de pensão dos funcionários e funcionárias em 2009, provocando aumento nas contribuições dos participantes.

Clique aqui para saber mais sobre a ação do SantanderPrevi.

Também na pág.2, o Vida convoca os bancários e bancárias do Bradesco para reunião, a ser realizada na quarta-feira (9), às 18h30, no Auditório Joaquim Borges Pinto, da Sede Administrativa, para debater e sanar dúvidas em torno do PDVE (Plano de Desligamento Voluntário Especial).

O prazo para aderir se encerrará no dia 31 de agosto.

Desmonte da Caixa

A nova normativa lançada pela direção da Caixa Econômica Federal na semana passada, tratando das regras para contratação de pessoal, é o destaque da pág. 3 desta edição. O documento abre margem para que o banco público abandone as contratações por meio de concursos e abre caminho para a utilização de mão de obra temporária, aproveitando a aprovação da reforma trabalhista de Michel Temer (PMDB).

Para Amaury Soares, diretor do Sindicato de Londrina, agindo dessa forma a Caixa acelera o processo de desmonte e passa a seguir a receita do setor privado, que só se interessa por lucros cada vez mais altos, deixando de lado seu importante papel enquanto banco público.

Ainda em relação à Caixa, o Vida Bancária desta semana informa sobre o ingresso pelo Sindicato de Arapoti de ação na Justiça do Trabalho para requerer o pagamento aos empregados o Adicional de Quebra de Caixa. São duas ações, que têm como substituídos aqueles que atuam nas funções de caixa e tesoureiro.

E em Londrina, nesta terça-feira (8), o Sindicato se reúne com empregados e empregadas da Caixa, a partir das 18h30, no Auditório da Sede Administrativa, para discutir o PDVE (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário).

Além de dirigentes da entidade, também estará presente a assessoria jurídica para prestar esclarecimentos a respeito das vantagens e desvantagens de aceitar o que o banco está oferecendo para quem aderir ao PDVE.

Banco do Brasil

 As ações do Sindicato de Londrina pleiteando o pagamento dos direitos referentes à 7ª e 8ª horas dos funcionários e funcionárias do Banco do Brasil foram tema de reunião realizada no último dia 1º/08.

Segundo Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, são cinco ações que já estão em fase final de tramitação para recuperar esse importante passivo trabalhista àqueles que exercem ou tenham exercido o cargo de Assistente de Negócios/Assistente A.

Propostas para tirar o Brasil da crise

Este foi o assunto abordado na Plenária realizada no sábado (5/08), no Auditório da APP Sindicato, em Londrina, por lideranças sindicais, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e dos movimentos social e popular do Norte do Paraná.

O evento, relatado na pág. 4, debateu as 10 propostas da Frente Brasil Popular para tirar o Brasil da crise e retomar o desenvolvimento sustentável. Na ocasião também foram definidas estratégias para organizar ações locais contra as políticas de retrocesso que estão em curso no País.

Leia ainda informações sobre os Torneios de Futsal e de Truco que estão sendo organizados pelo Sindicato de Londrina. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 3372-8787.

O assunto da coluna “Espaço para a Saúde” é o lançamento da campanha para estimular a amamentação. O Ministério da Saúde está orientando as empresas a aderir ao Programa que possibilita a Licença-paternidade ampliada para que os pais possam auxiliar as mães neste importante momento da vida de seus filhos.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE