FIQUE POR DENTRO

Vida Bancária desta semana alerta para ataques aos fundos de pensão do BB e da Caixa

Vida Bancária desta semana alerta para ataques aos fundos de pensão do BB e da Caixa
quarta-feira, 09/06/2021

Matéria de Capa do Vida Bancária digital desta semana aborda os ataques que o governo federal vem fazendo aos fundos de pensão (Previ e Funcef), dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O jornal relata a cassação dos conselheiros eleitos da Funcef e, também, a pressão que levou o presidente da Previ a renunciar ao cargo.

Essa ingerência do governo nas entidades fere as Leis Complementares 108 e 109, que regulamentam os fundos de pensão fechados, e colocam em risco o valioso patrimônio dos participantes.

Clique aqui para baixar a edição digital.

Covid-19 na Caixa

Leia na pág. 2 dados sobre a pesquisa Dossiê Covid-19, na qual 70% dos 628 empregados da Caixa ouvidos disseram que trabalham em locais sem ventilação externa. Desses, 28 afirmaram ter contraído a doença no banco. Preocupado com a saúde e a vida dos empregados, a CEE (Comissão Executiva do Empregados) solicita à direção da Caixa reunião para discutir os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

O Vida também faz um resumo da primeira reunião do movimento sindical com o novo presidente do Banco do Brasil, Fausto Silva, ocorrida no dia 25/05. Ele recebeu dirigentes do Sindicato de Brasília e conversou por meio eletrônico com o coordenador da CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários), João Fukunaga, declarando estar aberto ao diálogo com as entidades sindicais.

Economia no Bradesco gera insegurança

O destaque na pág. 3 é a agressão sofrida por uma bancária que atua na unidade de negócios do Bradesco, localizada nos Cinco Conjuntos, em Londrina, em decorrência do descontentamento de um cliente com o atendimento precário oferecido pelo banco. Ela foi arrastada pelos cabelos e arremessada contra a parede de vidro do banco. O Sindicato de Londrina está cobrando do banco tratamento psicológico para a bancária e a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Fique por dentro também sobre a conquista do seguro de vida pelos funcionários e aprendizes do Bradesco.

Em outra importante matéria na pág. 3 a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina orienta bancários e bancárias sobre as ações requerendo direitos referentes à 7ª e 8ª horas.

“Fora Bolsonaro’ mobiliza o País

O Vida Bancária traz na pág. 4 informações sobre o protesto “Fora Bolsonaro”, realizado no dia 29/05 em diversas cidades do País pela vacina contra a Covid-19 para todos, comida no prato e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Em Londrina, mais de 1.000 pessoas participaram da manifestação.

Ainda sobre a Covid-19, o jornal faz um relato da reunião realizada dia 7/06 entre o Comando Nacional d@s Bancári@s, a Fenaban e representantes do governo Federal, quando foi reforçada a reivindicação de incluir a categoria no PNI (Plano Nacional de Imunização).

Saiba também porque a Chácara do Sindicato de Londrina, em Sertaneja, ainda não está liberada para utilização dos associados e quais são as melhorias que estão sendo feitas no local.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE