LONDRINA

14ª Conferência Municipal de Saúde busca melhorias para a rede pública

Regina Ferreira de Souza e Dulce Silveira, representaram o Sindicato de Londrina e a CUT Paraná na Conferência Regina Ferreira de Souza e Dulce Silveira, representaram o Sindicato de Londrina e a CUT Paraná na Conferência
segunda-feira, 25/03/2019

As propostas aprovadas na Conferência Municipal de Saúde de Londrina serão encaminhadas ao evento estadual

A 14ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nos dias 23 e 24 de março, no Teatro do Colégio Londrinense, com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre delegados dos segmentos de usuários, trabalhadores da área, prestadores de serviços e do Poder Público.

O Sindicato de Londrina foi representado pela diretora Regina Ferreira de Souza e a CUT Paraná pela secretária de Saúde do Sindicato, Dulce Silveira.

Dulce afirma que os debates foram muito bons e o segmento dos usuários conseguiu aprovar propostas importantes, como a rearticulação do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Municipal de Londrina, melhorar a atenção ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e buscar o fortalecimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Durante o evento também foram aprovadas moções contra a reforma da Previdência, considerada pelos delegados e delegadas da Conferência como prejudicial à Classe Trabalhadora, e contra a EC (Emenda Constitucional) 95, editada pelo governo Michel Temer (MDB), que congela por 20 anos os investimentos públicos.

“Essa medida é um retrocesso, principalmente em relação à área de saúde, que carece de mais recursos para melhorar o atendimento à população e focar sua atuação em programas de prevenção às doenças que mais atingem os brasileiros”, avalia.

Os delegados da Conferência Municipal também elegeram as entidades integrantes do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2019/2022. Os conselheiros pelo Sindicato de Londrina são Eunice Miyamoto (titular) e Laurito Lira Filho (suplente). Pela CUT Paraná, Regional Londrina, atuarão no Conselho Dulce Silveira (titular) e Edvaldo Zanutto (suplente).

O Sindicato de Londrina será representado na Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada em Curitiba, pela diretora Regina Ferreira de Souza, e a CUT Paraná por Dulce Silveira.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE