Sindicato de Londrina começa a distribuir brindes para a categoria

Pessoal da Caixa Londrina já recebeu os brindes do Sindicato Pessoal da Caixa Londrina já recebeu os brindes do Sindicato
segunda-feira, 28/08/2017

A homenagem do Sindicato na agência Bradesco Prime

Bancários da agência Centro do Santander
exibem os brindes

Nesta segunda-feira (28/08), Dia da Categoria Bancária, o Sindicato de Londrina iniciou a entrega de brindes para a categoria como forma de homenagear os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no setor financeiro.

Este ano está sendo distribuído um porta cartões com a logomarca dos 60 anos do Sindicato de Londrina.

“Já tivemos o Baile na sexta-feira (25), mas o brinde é uma forma de ressaltar a importância dessa data, que representa a garra da categoria, sempre renovada quando surgem novas lutas a enfrentar”, afirma Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, lembrando que as negociações da Campanha 2017 estão se iniciando e que será preciso uma mobilização forte para impedir a retirada de direitos e garantir novas conquistas.

História

O Dia 28 de Agosto - Dia da Categoria Bancária, não é apenas uma data dedicada aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam no Sistema Financeiro do País. Ela foi instituída na década de 50 para marcar uma das primeiras greves da categoria iniciada no dia 28 de agosto de 1951 pelo reajuste de 40% nos salários, piso profissional e melhores condições de trabalho.

Fortemente reprimida pelo Governo de Eurico Gaspar Dutra, o movimento nacional foi se esvaziando, mas os bancários de São Paulo não aceitaram a proposta de 20% apresentada pelos bancos e resolveram manter a paralisação, que durou 69 dias, resultando na obtenção de um índice de reajuste de 31%. A greve de 1951 deu origem ao Dia do Bancário e também criou as bases para a fundação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que surgiu quatro anos depois. O Dieese foi criado a partir dos questionamentos da categoria em relação ao cálculo do custo de vida na época, feito pelo Governo Federal.

Por Armando Duarte Jr. 
 


A presidenta do Sindicato, Regiane Portieri, e a
secretária Geral, Gisa Bisotto, com funcionários do BB
 
Diretoras do Sindicato de Londrina entregam brindes
a bancárias do Itaú

 

COMPARTILHE