COMPROMISSO

Ratinho Jr garante a lideranças de Londrina que Iapar não será extinto

Representantes da Sociedade Rural do Paraná, Acil e de outras entidades, junto com deputados da Região, participaram da reunião com o governador - Foto: AEN Representantes da Sociedade Rural do Paraná, Acil e de outras entidades, junto com deputados da Região, participaram da reunião com o governador - Foto: AEN
quarta-feira, 09/01/2019

Em audiência realizada na terça-feira (8/01), No Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador do Paraná, Ratinho Junior garantiu a lideranças de Londrina e Região que o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) não será extinto.

O encontro foi agendado logo após o governador ter anunciado que o órgão, com sede em Londrina, está entre as autarquias públicas que passarão por uma reestruturação, causando inquietação entre as principais entidades da sociedade civil organizada londrinense.

A preocupação é com o futuro das pesquisas desenvolvidas e o corpo de profissionais do Iapar diante da possibilidade de fusão com outras que atuam na área, como o Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), a Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) e o CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia).

As lideranças do Norte do Paraná destacaram ao governador a importância das pesquisas desenvolvidas pelo Iapar ao longo de sua história, que foram fundamentais não só para o Estado, como para todo o País, gerando aumento na produção e outros benefícios incalculáveis.

De acordo com o governador, será feita uma reforma administrativa nas autarquias, mas os profissionais serão mantidos, bem como suas pesquisas. “Não vamos dispensar profissionais, doutor ou mestre. Simplesmente não tem nem lógica”, ressaltou Ratinho Junior.

Participaram da reunião no Palácio Iguaçu o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antônio Sampaio; o presidente da Sercomtel, Cláudio Tedeschi; o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Maurício de Moraes; o diretor-superintendente da Folha de Londrina, José Nicolás Mejía; além de membros do governo do Paraná e deputados que representam a Região.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

COMPARTILHE