EXPLORAÇÃO FINANCEIRA

Sindicato de Curitiba impede abertura de agência do Santander neste sábado

Dirigentes do Sindicato de Curitiba na defesa do direito dos bancários de folgar aos sábados Dirigentes do Sindicato de Curitiba na defesa do direito dos bancários de folgar aos sábados
sábado, 11/05/2019

Faixa do Sindicato de Curitiba denúncia a "exploração financeira"
no Santander

Dirigentes do Sindicato de Curitiba lacraram neste sábado (11/05) as portas da agência do Santander localizada na Rua Emiliano Perneta, no Centro da capital paranaense, contra a exploração dos funcionários e funcionárias.

Com cartazes e faixas, a entidade critica a chamada “orientação financeira”, lançada pelo banco neste mês em 26 agências de diversas cidades do País, em forma de projeto piloto para impor uma nova rotina de trabalho para os bancários e bancárias.

Josué dos Santos, diretor do Sindicato de Londrina, afirma que os funcionários estão sendo “convidados a comparecer voluntariamente” a estas agências para prestar orientações financeiras a clientes e não clientes.

“O fim do trabalho aos sábados nos bancos é uma conquista histórica da categoria, fruto de mobilização realizada em 1961 e que está prevista no artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Se o banco quer que os funcionários prestem orientações financeiras aos clientes isso deve ser feito durante o expediente bancário e não nos dias de descanso como pretende fazer agora”, questiona.

Além de Curitiba, uma agência de Maringá também foi escolhida para participar dessa “orientação” aos sábados durantes os meses de maio e junho.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE