SANTANDER

Reunião do CRT não tem avanços sobre demandas dos funcionários

Os dirigentes sindicais questionaram o aumento abusivo do plano de saúde momento em que o Santander obtém lucro líquido superior a R$ 12 bilhões no Brasil Os dirigentes sindicais questionaram o aumento abusivo do plano de saúde momento em que o Santander obtém lucro líquido superior a R$ 12 bilhões no Brasil
quarta-feira, 30/01/2019

Integrantes do CRT (Comitê de Relações Trabalhistas) do Santander se reuniram nesta terça-feira (29/01), em São Paulo, para discutir sobre os aumentos abusivos nos planos de saúde, a unificação nos cargos e os novos modelos de agência.

O CRT é uma conquista dos trabalhadores e trabalhadoras do banco, garantido na cláusula 34ª do Acordo Aditivo do Santander à CCT (Convenção Coletiva do Trabalho), e na sua formação tem representantes dos empregados, membros da COE (Comissão de Organização dos Empregados) e representantes do banco, que se reúnem a cada dois meses. 

Planos de saúde

Desde a última reunião, realizada em 13 de dezembro de 2018, foram apontadas diversas dificuldades que os trabalhadores do banco têm passado por conta dos aumentos exorbitantes em seus planos de saúde. Nesta reunião, o banco apresentou inúmeros argumentos comparativos com os reajustes de outros planos do mercado e afirmou que os ajustes aplicados pelo banco estão em conformidade com a inflação médica.

Para Mario Raia, secretário de Assuntos Socioeconômicos e representante da Contraf-CUT na COE, a discussão não fala sobre qualquer setor da economia. “Mas, sim do setor financeiro, cujo lucro tem aumentado substancialmente a cada ano, inclusive acima da inflação médica”, afirmou se referindo ao alto lucro do Santander de R$12,398 bilhões em 2018.

Mario Raia explica ainda que mesmo com as conquistas do aumento real dos salários nos últimos anos, pelos trabalhadores, o valor do reajuste dos planos se torna maior.

“Numa situação futura, será impossível os trabalhadores pagarem pelo plano de saúde. Os bancos poderiam arcar com esses custos para não impactar de forma violenta a renda do trabalhador”, explicou.

O banco informou que não há a mínima expectativa neste momento de discutir o modelo dos planos de saúde.

Modelo de atendimento

Foi tratada também a questão do novo modelo de atendimento que o banco pretende implementar ainda neste primeiro trimestre. A intenção é criar um cargo único chamado gerente de Negócios e Serviços para as atuais funções de caixa, agente comercial, coordenador e gerente de pessoa física. Com isso, pretende-se que o mesmo funcionário atenda o cliente do início ao fim.

“Na reunião ficou claro que o banco ainda não tem a definição completa do modelo e isso tem gerado caos e pânico nas agências, pois há diferentes níveis salariais e cargos comissionados além do fato de que alguns gestores estão dizendo que todo funcionário terá que ter certificação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)”, explicou Maria Rosani, diretora financeira do Sindicato de São Paulo e coordenadora da COE Santander.

A Contraf-CUT orienta os funcionários e funcionárias a denunciarem aos seus Sindicatos quaisquer tipos de pressão para a certificação da Anbima, pois não é necessário que o trabalhador tenha certificação já neste momento de transição. O funcionário poderá ser certificado no prazo de até um ano após a implantação do novo modelo de atendimento.

Essa alteração no modelo de atendimento atingirá cerca de 13 mil funcionários e funcionárias do Santander.

O banco informou que os bancários manterão as suas atuais gratificações e/ou comissões e também sua carga horária, isto é, todos terão seu cargo mudado para gerente de negócios e serviços, porém, não mudarão a sua carga horária atual. Mas, que a remuneração variável deverá sofrer alterações sem dar maiores detalhes.

Agência Work Café

O banco implementou como projeto piloto, em São Paulo (Shopping Center 3) e no Rio de Janeiro (Rua do Ouvidor), agências no estilo “Work Café”, um tipo de agência completamente reformulada onde não há espaços físicos determinados e o cliente é atendido em balcões e mesas.

Representantes dos trabalhadores visitaram essas agências e constataram diversas irregularidades como: espaço pequeno, mobiliário não adequado, funcionários sentados na quina da mesa e sem espaço para utilização de computador.

O banco argumentou que por ser um projeto piloto acionará o SESMET (Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para as devidas adequações.

“A COE saiu frustrada da reunião com o banco e aguarda propostas mais positivas do empregador na próxima reunião previamente agendada para o dia 13 de fevereiro”, concluiu Mario Raia.

Fonte: Contraf-CUT

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