LONDRINA

Coletivo de Sindicatos manifesta apoio à promotora Suzana Lacerda na luta contra a Covid-19

Coletivo de Sindicatos manifesta apoio à promotora Suzana Lacerda na luta contra a Covid-19
terça-feira, 01/12/2020

O Coletivo dos Sindicatos de Londrina divulgou na semana passada Carta de Apoio ao trabalho que vem sendo feito pela promotora Suzana de Lacerda na cobrança de medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) na área de atuação da 24ª Promotoria de Saúde Pública.

O documento (veja ao lado) lembra que desde o início da pandemia, a promotora vem cobrando “dos executivos municipais a transparência, o debate democrático e a responsabilidade técnica para as ações de enfrentamento desse problema sanitário”.

Nas vezes em que isso não ocorreu, lembra a Carta, a promotora Suzana de Lacerda usa as ferramentas legais que lhe cabem para preservar a saúde da população.

Por conta deste trabalho, segundo Laurito Porto de Lira Filho, diretor do Sindicato de Londrina e representante da entidade no Coletivo dos Sindicatos, a promotora tem sofrido seguidos ataques de representantes da sociedade civil por meio das redes sociais e dos meios de comunicação tradicional.

“Esses segmentos não estão preocupados com a saúde pública da população, mas tão somente com seus interesses econômicos e políticos, colocando o dinheiro acima de tudo”, critica Laurito, lembrando que esses que atacam a doutora Suzana nem mesmo cobraram das autoridades públicas medidas de proteção aos trabalhadores que estão expostos ao risco constante de contágio pelo novo coronavírus.

“Estamos diante de um novo crescimento do número de pessoas infectadas em nossa Região, no Estado e no País, mas ao invés de adotarem a retomada de medidas de isolamento social, flexibilizam os protocolos, alongam o horário do comércio e liberam cada vez mais as atividades que geram grandes aglomerações de pessoas. Quantas vidas mais serão ceifadas se não tivermos ao nosso lado a promotora Suzana de Lacerda e outros profissionais comprometidos com a saúde pública”, questiona o diretor do Sindicato de Londrina.

Pandemia x saúde do trabalhador

O Coletivo dos Sindicatos de Londrina vai promover na quinta-feira (3/12) uma live, a partir das 20h00, no Facebook, com o tema: Pandemia Covid-19 –Saúde do Trabalhador: a Vida Acima de Tudo.

Participarão deste debate a promotora Suzana de Lacerda, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Londrina, Lincoln Ramos, o médico sanitarista, ex-secretário Estadual de Saúde e professor de Medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná, Gilberto Martin, e a docente de Saúde Coletiva da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Marsele Nobre de Carvalho.

Para assistir à live na quinta (3/12), acesse o endereço https://www.facebook.com/coletivodossindicatosdelondrina

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE