Dirigentes do Vida participam de Seminário sobre assédio moral no trabalho

Dirigentes dos Sindicatos do Vida Bancária presentes no seminário sobre assédio moral no trabalho nesta quinta (16), em Curitiba Dirigentes dos Sindicatos do Vida Bancária presentes no seminário sobre assédio moral no trabalho nesta quinta (16), em Curitiba
quinta-feira, 16/03/2017

Diretores e diretoras dos Sindicatos de Apucarana, Arapoti e de Londrina estão participando nesta quinta-feira (16/03), em Curitiba, de um seminário com a temática “assédio moral no ambiente de trabalho”.

O evento é uma iniciativa do Sindicato de Curitiba e está ocorrendo no auditório do Ministério Público do Trabalho. Após os debates, às 17h00, será lançado o livro Assédio Moral Organizacional – As vítimas dos Métodos de Gestão nos Bancos- volume II.

Zoraide Sanches, secretária de Saúde do Sindicato de Apucarana, avalia como muito rica a programação do seminário, por ter palestras com médicos do trabalho, psicóloga, advogados, sociólogos e outros profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador.

“Temos atualmente o assédio moral como um dos principais fatores da grande incidência de doenças psicológicas na categoria bancária. Por isso, é preciso ampliar os debates em torno desse problema para cobrar soluções junto aos bancos”, aponta.

O livro que será lançado logo mais no seminário foi organizado pelos advogados Nasser Ahamad Allan, Jane Salvador de Bueno Gizzi e Gabriela Caramuru Teles e foi baseado em pesquisa feita com bancários e bancárias do Itaú atendidos pela Secretária de Saúde do Sindicato de Curitiba, dando prosseguimento ao que foi feito recentemente com funcionários do HSBC.

“A pesquisa revelou que o número de bancários e bancárias adoecidos é maior na área operacional, onde as pressões pelo cumprimento de metas são maiores. Com base nos resultados será possível analisar os métodos de gestão utilizados pelo banco e propor mudanças na forma como o trabalho é organizado para reduzir o número de adoecimentos registrados no Itaú”, explica Acácio dos Santos, diretor do Sindicato de Londrina.

Por Armando Duarte Jr.?

COMPARTILHE