INSS disponibiliza novo canal para consulta de extratos previdenciários

INSS disponibiliza novo canal para consulta de extratos previdenciários
terça-feira, 24/01/2017

Para facilitar o acesso dos segurados e seguradas aos serviços sem que estes tenham que se deslocar até às agências da Previdência Social, o INSS (Serviço Nacional do Seguro Social) está disponibilizando na internet consultas de extratos previdenciários.

Ao acessar o site MEU INSS, o cidadão terá acesso a os extratos CNIS, à Carta de Concessão de Benefícios, pode consultar a revisão do Artigo 29 e obter a Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual.

Ao acessar pela primeira vez este canal de serviços, o segurado e a segurada devem se cadastrar para receber um código de acesso, que deverá ser autenticado por meio do telefone 135. Havendo problemas com a liberação é necessário comparecer a uma agência da Previdência Social para solicitar a emissão da senha da Central de Serviços do INSS na internet.

Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina e integrante do Conselho Regional da Previdência, acredita que este procedimento facilita a vida das pessoas. “Esta é uma forma que o INSS encontrou de modernizar as relações com os segurados e seguradas, permitindo que tenham acesso, via internet, sobre processos e extratos de uma forma mais simples e rápida”, avalia.

Segundo informou o órgão, em breve serão disponibilizados outros serviços neste canal.

Além disso, o INSS fornece o extrato para saque do PIS/PASEP e do FGTS em contatos feitos pelo telefone 135. “È só ligar para este número, informar o endereço e receber o que for solicitado através dos Correios sem custo algum”, explica Kelly.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE