Atividade do Sindicato marca a luta pela prevenção das LER/DORT

A atividade do Sindicato de Londrina destaca a importância da prevenção das LER/DORT A atividade do Sindicato de Londrina destaca a importância da prevenção das LER/DORT
sexta-feira, 24/02/2017

A secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, Kelly Menegon, distribui material informativo sobre as LER/DORT

O Sindicato de Londrina realizou nesta sexta-feira (24/02) uma atividade no Calçadão para marcar o dia 28 de fevereiro - Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT.

Na ocasião foi distribuída à população Carta Aberta com informações sobre estas doenças causadas por esforços repetitivos, os principais sintomas e formas de prevenção.

“As LER/DORT continuam sendo uma das principais causas de afastamento de bancários e bancárias, devido à sobrecarga de trabalho. Por isso o Sindicato mantém essa luta para ressaltar a necessidade de prevenir e conscientizar as pessoas a respeito dessa forma de adoecimento”, explica Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.

O que são as LER/DORT?

A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo; já “DORT quer dizer Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Elas são doenças que atingem músculos e tendões dos dedos, das mãos, punhos, antebraços, braços e pescoço.

São inflamações que ocorrem pela sobrecarga de trabalho, ambiente desconfortável e por movimentos manuais repetitivos, continuados e rápidos por um longo período de tempo.

O ambiente de trabalho é, comprovadamente, um causador deste tipo de doença. Estudos apontam que o ritmo intenso de trabalho, a pressão implícita ou explícita para manter este ritmo, a cobrança de metas e de produtividade, o incentivo à competitividade, que leva as pessoas a ultrapassar seus limites também favorecem o aparecimento de LER/DORT.

COMPARTILHE