Palestra no Sindicato de Londrina aborda a saúde emocional da categoria

Na abertura da palestra, a presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, falou sobre a importância de prevenir as doenças ocupacionais Na abertura da palestra, a presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, falou sobre a importância de prevenir as doenças ocupacionais
sábado, 25/02/2017

“Saúde Emocional dos Bancários” foi tema de palestra promovida pelo Sindicato de Londrina na quinta-feira (23/02), com a participação das psicólogas Rosa Almeida e Adriana Borges, e, também, da advogada Luara Scalassara.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Sindicato de Londrina, tendo em vista o crescimento dos distúrbios psicológicos na categoria nos últimos tempos.

As psicólogas falaram sobre o ambiente de trabalho nos bancos, marcado por muito assédio moral interpessoal e, principalmente, organizacional, o que contribui para o adoecimento dos bancários e bancárias.

De acordo com as profissionais, diante desse cenário sombrio está sendo aplicada uma nova técnica de tratamento para essas doenças, que está tendo resultados muito eficazes, denominada o EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares).

É uma técnica que faz uma abordagem psicoterapêutica com base científica utilizada em casos de transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade, quadros depressivos e algumas reações de caráter psicossomático. A sua eficácia tem sido comprovada através de estudos apresentados no Congresso Brasileiro de EMDR, alcançando, por isso, grande popularidade.

“As psicólogas disseram que com o tempo novos trabalhos também começaram a apresentar resultados promissores em aprimoramento de desempenho futuro, ansiedade generalizada, fobia, síndrome do pânico, manejo de dor crônica, luto, dependência química, adições de forma geral, depressões e doenças psicossomáticas. Por isso, o EMDR é aceito como um tratamento de escolha por vários departamentos de saúde mental”, relata Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.

A advogada Luara Scalassara, da assessoria jurídica do Sindicato de Londrina, falou sobre os aspectos jurídicos e previdenciários dos afastamentos, destacando os tipos de benefícios que os bancários e bancárias têm garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho e na legislação trabalhista.

“A palestra foi muito importante para sensibilizar a categoria de que é preciso buscar ajuda assim que sentir que algo não está indo bem com a saúde física e mental. Estamos à disposição no Sindicato para atender os bancários e bancárias que estão com a saúde emocional comprometida”, ressalta Kelly Menegon.

O Sindicato presta atendimento pela Secretaria de Saúde e a assessoria jurídica de segunda a sexta-feira. Basta agendar seu horário pelo telefone (43) 3372-8787.

Por Armando Duarte Jr.

 

COMPARTILHE