OUTUBRO ROSA

Bancária: é hora de aderir à campanha de prevenção do câncer de mama

Bancária: é hora de aderir à campanha de prevenção do câncer de mama
sábado, 05/10/2019

A Campanha Outubro Rosa foi lançada em 1990 nos EUA com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, principal tipo dessa doença que se não for detectada no início pode levar à morte.

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o este ano foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Ele pode surgir a partir dos 40 anos em função de fatores ambientais, comportamentais, histórico da vida reprodutiva, por disfunção hormonal, herança genética ou hereditária. Através da Campanha Outubro Rosa, o SUS (Sistema Único de Saúde), outros órgãos ligados à área, entidades e empresas de todo o mundo estão estimulando as mulheres a fazerem os exames preventivos, como a mamografia. Esta deve ser feita pelo menos de dois em dois anos para mulheres na faixa de 50 a 69 anos de idade.

Principais sintomas

- presença de caroço (nódulo) fixo e endurecido nos seios

- pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

- alterações no bico do peito (mamilo)

- surgimento de pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

Além da realização de exames com frequência, a prevenção do câncer de mama pode ser feita com a adoção de uma alimentação saudável, prática de atividade física e manutenção do peso corporal adequado. Tudo isto está associado a um menor risco de desenvolver essa doença.

Por Armando Duarte Jr.
Fonte: Inca

COMPARTILHE