Skip to content Skip to footer

Secretária de Saúde do Sindicato de Londrina fala sobre os cuidados com as LER/Dort

A secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, Eunice Miyamoto, faz um alerta aos bancários e bancárias sobre a importância de procurar ajuda médica ao surgirem sintomas das LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), doenças com grande incidência na categoria.

Ela lembra que o dia 28 de fevereiro foi instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) para estimular a prevenção das LER/Dort, mas essa preocupação tem que ser diária, pois elas podem acontecer todos os dias no trabalho. “As pessoas podem não prestar atenção, mas quando surgirem os sintomas é preciso procurar um médico para fazer os exames e verificar se está tudo bem com a saúde. Se não forem tratadas no começo, as LER/Dort podem causar sequelas terríveis e até mesmo a perda dos movimentos dos membros superiores, que os mais afetados por essas doenças”, aponta.

Veja no vídeo o alerta da secretária de Saúde do Sindicato de Londrina sobre as LER/Dort: https://www.instagram.com/p/CpSaIoHt-9S/

Segundo Eunice, a falta de ergonomia nos mobiliários e equipamentos dos bancos também contribuem para o aumento dos casos de LER/Dort na categoria bancária. “Nós estamos cobrando regularização dos bancos que não estão em conformidade com a ergonomia, mas eles dizem que esse é o padrão, sem levar em conta se o funcionário é PCD (pessoa com deficiência) ou se o local de trabalho dele está devidamente adequado para o exercício de suas atividades”, explica.

Para evitar o comprometimento da saúde, não só física, mas também mental, Eunice orienta a todos que denunciem ao Sindicato irregularidades nas condições de trabalho para que sejam cobradas soluções aos problemas.

Por Armando Duarte Jr.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]