Skip to content Skip to footer

Assembleia da Cabesp começa nesta quarta-feira (10)

A AGO (Assembleia Geral Ordinária) de 2023 da Cabesp, entidade de assistência à saúde criada pelos funcionários do Banespa, foi iniciada nesta quarta-feira (10/05) em formato virtual, em cumprimento a determinação judicial.

A abertura, com transmissão ao vivo na área logada do Portal Cabesp, ocorreu às 11h. A votação foi aberta às 12h e permanecerá disponível até às 7h da próxima segunda-feira (15). Todos os associados elegíveis a votarem devem utilizar seu login e senha.

Como votar

Prestação de contas 2022 – VOTE SIM com ressalva

São três os itens abordados neste ponto, segundo o edital de convocação:

  1. a) Relatório Anual;
  2. b) Balanço Patrimonial e Demonstrações Financeiras; e
  3. c) Pareceres da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal.

A orientação é aprovar as contas apresentadas, pois nenhum erro foi detectado. Mensalmente, os balancetes da Cabesp são analisados e aprovados pelo Conselho Fiscal. Além disso, as contas encerradas em 2022 também foram aprovadas por nossos conselheiros fiscais eleitos Júlio Higashino e Mario Raia e também o conselheiro fiscal Djalma, indicado pela AFABESP, e pelos diretores eleitos Sergio Hirata e Wagner Cabanal.

As contas estão corretas, entretanto, o Relatório Anual 2022, que faz parte da prestação de contas, só foi apresentado após as votações na Diretoria e no Conselho Fiscal. Nele constam alterações na governança da Cabesp tais como: Comitê de Contratos e Compras, Comitê de Gestão e Tecnologia e Comitê de Ética, esvaziando as atribuições das diretorias eleitas.

Por isso, estamos orientando votar SIM, mas colocar a ressalva conforme indicado abaixo:

RESSALVA

“Ressalvo que fica desaprovado o Relatório Anual apresentado atribuindo aos Comitês, poderes de gestão administrativa para deliberar sem que sejam órgãos de governança previstos no Estatuto Social”.

Dotação Orçamentária 2023 – VOTE SIM

É importante que todos os associados entendam que a Previsão Orçamentária 2023 que iremos votar só diz respeito à Assistência Direta. A proposta de R$ 773.310.470,00 para Despesas com Assistência Médico Hospitalar da Direta teve um aumento de 8,20% em relação ao que foi gasto em 2022.

Quem alega que está havendo redução nesta rubrica é porque está comparando com o total R$ 913 milhões gastos no ano de 2022, incluindo as despesas do Cabesp Família, PAP e PAFE.

Apresentação do Estudo Atuarial e do Parecer do Conselho Fiscal (não há votação)

Este item não será votado, e é apenas para conhecimento dos associados. Vale lembrar que os Conselheiros Fiscais eleitos reprovaram o Estudo Atuarial apresentado.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]