Skip to content Skip to footer

PL na Câmara de Londrina obriga escudos de proteção nas instituições financeiras

A Câmara Municipal de Londrina aprovou na sessão de quinta-feira (31/08) o PL (Projeto de Lei) 27/2023, de autoria do vereador Roberto Fú (PDT), que obriga a instalação de escudo de proteção/cabine de segurança para os vigilantes nos bancos, instituições financeiras e cooperativas de crédito.

Clique aqui para baixar o texto do PL 27/2023.

A votação em primeira discussão o PL teve votos favoráveis dos18 vereadores e vereadoras presentes no Plenário da Câmara. A matéria deverá voltar à pauta em sete dias para que sejam feitas adequações em seu texto para abranger todas as instituições financeiras da cidade.

Na justificativa para apresentar este Projeto de Lei, o vereador argumentou que “nos dias atuais, a violência com roubos e assaltos está presente em muitos lugares das grandes cidades. Por isso, é fundamental que todos os locais busquem aprimorar as formas de segurança e proteção, em especial, as instituições financeiras que são as mais visadas”.

Os diretores do Sindicato de Londrina, Edvaldo Zanutto e Laurito Porto de Lira Filho acompanharam a votação do PL 27/2023, juntamente com dirigentes do Sindicato dos Vigilantes de Londrina.

De acordo com Zanutto, o vereador Roberto Fú atendeu à solicitação feita pelo Sindicato para que altere o texto no sentido de estabelecer a obrigação de instalar os escudos/cabines de segurança nas instituições bancárias e instituições financeiras para contemplar todas e empresas do setor. “Nos últimos tempos os bancos estão alterando o perfil das agências, transformando em agências de negócios, postos de atendimento, lojas e outros estabelecimentos do gênero para fugir da obrigatoriedade de dotar estes espaços com vigilantes, portas com detector de metais e outros mecanismos de segurança, com as cabines blindadas. Este projeto do vereador Roberto Fú vem de encontro com nossa luta para proteger não só bancários e vigilantes, mas também os clientes e todos os usuários dos serviços financeiros”, avalia.

Zanutto, que também é representante do Sindicato de Londrina no Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), lembra que a aprovação desse PL também vai evitar que o Banco do Brasil, o Santander e demais bancos que têm escudos retirem estes equipamentos de proteção que permitem um campo de visão maior aos vigilantes, essencial para evitar ataques.

Por Armando Duarte Jr.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]