Skip to content Skip to footer

Ratinho Jr. quer privatizar gestão dos Hospitais Universitários do Paraná

O governador Ratinho Jr. (PSD), enviou no dia 30 de novembro para a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) o Projeto de Lei 522 de 2022, que dispõe sobre a gestão dos Hospitais Universitários Estaduais no âmbito do Estado. Essa matéria integra o “pacote de maldades” que Ratinho Jr. lançou após ser reeleito para o cargo nas eleições do dia 2 de outubro, que inclui aumento de impostos, venda do controle acionário da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e outras medidas voltadas para incrementar o caixa do Estado.

A intenção do governador é terceirizar a gestão das instituições, da mesma forma como ele pretende fazer com as escolas públicas estaduais, repassando a grupos empresariais, que só visam lucro e irão administrar os recursos para manutenção de serviços que estão sob responsabilidade do Estado, como a Saúde e a Educação.

A Reitoria da UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou Nota se manifestando consternada com o PL 522/2022. O documento lembra que em maio deste ano a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) convocaram os reitores e as direções dos Hospitais Universitários para debater o “Planejamento dos Hospitais Universitários Estaduais” e que até foram constituídos grupos de trabalho para tratar do assunto. Decorridos mais de seis meses, o governo Ratinho Jr. não convocou nenhuma reunião com esses grupos para discutir propostas e agora, no apagar de seu primeiro mandato apresentou esse PL que desconfigura a gestão das instituições.

“Dada a relevância e a dimensão dos serviços prestados pelo HU, é de extrema importância que as especificidades institucionais fossem consideradas na discussão do Projeto de Lei. O Regime de Urgência, solicitado na mensagem do Governador, pode limitar a análise da proposta que não teve a contribuição dos Hospitais Universitários e das Universidades”, destaca a Nota da Reitoria da UEL.

Clique no link para ler a Nota da Reitoria da UEL sobre esse ataque do governo Ratinho Jr.

Para o secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, a população, autoridades e empresários do Norte do Paraná, assim como das demais Regiões do Estado precisam se mobilizar para impedir a aprovação desse projeto do governador. “Saúde e Educação não são mercadorias! Os Hospitais Universitários prestam serviços de excelência para a população que utiliza o SUS (Serviço Único de Saúde) e são referência não só no ensino e na pesquisa, como, principalmente, no tratamento de milhares de pacientes do Paraná e de estados vizinhos”, pontua Laurito, avaliando que com essa medida o governador está fugindo da sua responsabilidade enquanto gestor de serviços essenciais para os paranaenses.

Por Armando Duarte Jr.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]