Geral

Reuniões em Apucarana e Arapongas mobilizam empregados da Caixa

Capa da Notícia

01 de fevereiro 2017


O Sindicato fez informes a respeito da primeira rodada
de negociação com a Caixa e criticou a falta de avanços

O Sindicato de Apucarana se reuniu com os funcionários da Caixa Econômica Federal nos dias 31/01 e 1º/02, como forma de estimular a mobilização convocada pela CEE (Comissão Executiva dos Empregados) no Dia Nacional de Luta contra o desmonte e o aumento abusivo nas contribuições do Plano de Saúde.

As reuniões foram realizadas nas agências de Apucarana e de Arapongas, quando foram feitos relatos a respeito da primeira rodada de negociação específica deste ano, ocorrida dia 24/01, em Brasília, sem que houvesse avanços em relação aos diversos pontos que está sendo reivindicados.

“Alertamos a todos que precisamos construir um forte movimento de pressão para fazer com que a diretoria da Caixa mude esse comportamento intransigente. Destacamos que muitas das reivindicações são plenamente possíveis de serem atendidas e de que não podemos aceitar a redução de direitos”, relata Maria Salomé Fujii, presidenta do Sindicato de Apucarana.


Nas reuniões também foi abordado o aumento arbitrário
nas contribuições do Saúde Caixa e a liminar conseguida pelas entidades suspendendo a medida

Sobre o aumento no Saúde Caixa, Salomé lembra que tal medida contraria o que está disposto no Acordo Aditivo assinado com a Caixa, no que prevê que qualquer mudança dessa ordem tem que passar, necessariamente, por negociações com os representantes dos empregados.

“Felizmente, a ação que a Contraf, a Fenae e os Sindicatos ingressaram na Justiça do Trabalho consegui suspende esse aumento. Quem sabe agora a direção da Caixa se disponha a apresentar justificativas para tomar essa medida”, questiona.

Por Armando Duarte Jr.