Questões específicas dos bancos são apresentadas na plenária
01 de junho 2015
A segunda mesa de debates na Conferência Regional realizada em Wenceslau Braz tratou das questões específicas por banco.
Já foram realizados os Encontros Estadual e Nacional dos bancos privados. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já fizeram seu Encontro Estadual, mas o evento nacional acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de junho.
Seguem abaixo os relatos banco a banco:
Banco do Brasil: as discussões do Encontro Estadual giraram em torno das questões relativas à CASSI e PREVI, além da atualização da Minuta Específica.
Caixa Econômica Federal: no Encontro Estadual o foco das discussões foi Funcef, Plano de Saúde, segurança bancária, condições de trabalho, carreia, isonomia, combate às terceirizações, mais contratações e ponto eletrônico.
Itaú: os principais itens discutidos foram o Plano de Saúde, Participação Complementar nos Resultados, combate às demissões e rotatividade, bem como às cobranças de metas abusivas.
Bradesco: assédio moral, vale cultura para todos e todas, programa de reabilitação profissional e parcelamento de férias foram os principais itens de reivindicação.
Santander: cobrança de eleições democráticas no Holandaprev, Sanprev e Banesprev, plano de saúde, manutenção do emprego e fim do assédio moral foram os principais pontos de pauta nesse banco.
HSBC: a luta principal é pelo emprego, nesse momento em que o banco deverá ser adquirido por outra instituição financeira.
“Foi um momento importante da nossa Conferência, quando pudemos ter um panorama das negociações específicas de cada banco”. Avalia Salomé Fujii, presidenta do Sindicato dos Bancários de Apucarana.
AC