Conselheiros eleitos se reúnem para organizar atuação

01 de julho 2016
Os conselheiros eleitos da Fundação Itaú Unibanco estiveram reunidos na Contraf-CUT para organizar a atuação em defesa dos interesses dos participantes. Estiveram presentes representantes dos bancários e bancárias nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e dos Comitês de Planos de Benefícios.
Um dos encaminhamentos foi a produção de um jornal específico para divulgar os principais avanços conseguidos, com muita pressão nos planos da Fundação, e também os próximos debates a serem feitos com a Fundação em pontos que podem ser melhorados.
Com a intenção de dar um detalhamento maior a respeito de alguns temas, foi indicada a produção de uma cartilha para todos os trabalhadores do Itaú Unibanco com informações de todos os Planos de Previdência que a Fundação administra, inclusive com informações sobre a previdência social.
“Também foi debatido entre os participantes que devemos melhorar a comunicação e organização dos representantes eleitos, no sentido de buscar um envolvimento maior de todos os trabalhadores e trabalhadoras para conseguirmos que o banco apresente um plano de previdência aos mais de 60% dos trabalhadores da holding que não têm este direito. Queremos previdência para todos”, ressalta Cesar Caldana, diretor do Sindicato de Londrina e suplente no Conselho Deliberativo da Fundação Itaú Unibanco representando a Fetec/CUT/PR.
Cesar afirma que o PAC é um plano previdenciário que a Fundação administra e depois de muita cobrança dos representantes eleitos teve uma alteração importante, que foi o índice de correção. “Agora a correção do fundo passou a ser feita com base nos índices do IPCA. Isto foi uma vitória para todos os participantes deste Plano”, avalia o diretor do Sindicato de Londrina, informando para que os participantes do PAC devem entrar em contato com a Fundação para fazer esta opção.
A próxima reunião do Conselho Deliberativo vai ocorrer no dia 15 de julho, em São Paulo, na sede da Fundação. O ponto principal de pauta será o procedimento para distribuição do valor excedente no Plano Itaubanco CD.
“Depois de muita pressão e debates com a Fundação, conseguimos recuperar R$ 1 bilhão para os participantes”, comemora Cesar Caldana.
Por Armando Duarte Jr.