Geral

Encontro Nacional reúne Coletivo Jurídico em São Paulo

Capa da Notícia

01 de dezembro 2016


Cesar Caldana, diretor do Sindicato de Londrina, representou o Vida Bancária no Encontro Nacional

A Contraf-CUT organizou ontem (30/11) um Encontro Nacional dos integrantes do Coletivo Jurídico, com a participação de representantes de entidades sindicais bancárias de vários Estados.

Estiveram em pauta diversos pontos de interesse da Classe Trabalhadora, tanto políticos, quanto jurídicos, relacionados às demandas mais importantes do momento.

Um dos assuntos abordados foi o plano de reestruturação lançado pelo Banco do Brasil no último dia 20/11. Foram feitos relatos a respeito da situação dos bancos incorporados e salientado que o discurso da diretoria é diferente do que vem sendo praticado.

Estima-se que nos últimos dias 9.300 dotações/cargos tenham sido cortados em vários setores.

Wagner Nascimento coordenador da Comissão de Empresa, falou sobre os números e as reivindicações apresentadas ao banco após anuncio da reestruturação. Dentre as reivindicações ele ressaltou o VCP estendido para 12 meses, a apresentação do mapeamento das pessoas que perderam função para acompanhar as transferências e outras reivindicações.

Também foram feitos apontamentos para ações jurídicas pelos dirigentes sindicais presentes para combater as situações em que os funcionários e funcionárias do BB saiam prejudicados.

O mesmo debate ocorreu em relação os problemas relacionados à Caixa Econômica Federal, mas por motivos de força maior os representantes dos empregados no Coletivo Nacional não puderam estar presentes.

Outro assunto abordado no Encontro foi o recente julgamento, pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) do divisor para cálculo de horas extras da categoria bancária. O movimento sindical, através de suas assessorias jurídicas, apresentou encaminhamentos que devem ser tomados para questionar a decisão do TST e que provocam prejuízos para a categoria.

Organizando as demandas

Ao final do evento foi criada uma Coordenação Jurídica Nacional, composta por advogados de vários Estados, que se reunirão com frequência e darão encaminhamentos e orientações jurídicas sobre os grandes problemas que o movimento sindical bancário vem enfrentando e em relação ao que está por vir.

“Com um grande número de participantes entre advogados e dirigentes, deste Encontro saíram ótimas propostas para defender os trabalhadores e trabalhadoras da categoria bancária”, avalia Cesar Caldana diretor do Sindicato de Londrina.

Por Armando Duarte Jr.