Dilma Rousseff assume segundo mandato na Presidência da República

02 de janeiro 2015
A presidente Dilma Rousseff assumiu ontem (1º/01) seu segundo mandato como presidente do Brasil, em cerimônia realizada em Brasília, com a participação de cerca de 40 mil pessoas. Em seu discurso de posse, Dilma agradeceu o apoio popular que obteve nas eleições e afirmou que vai manter o “projeto de nação”, colocado em prática nos últimos quatro anos, responsável pela erradicação da miséria e por inúmeros avanços sociais.
"Assumo aqui neste praça o compromisso de inaugurar uma nova etapa nesse processo histórico de mudanças sociais no Brasil", declarou a presidente, dizendo que vai fazer ajustes na economia, mas sem revogar direitos conquistados ou trair nossos compromissos sociais. “Fui reeleita para continuar mudando o Brasil e para continuar fazendo as mudanças que vocês desejam. E, prometo, farei as mudanças", ressaltou.
Dilma também falou sobre a Petrobras e prometeu “defender a empresa dos predadores internos e de seus inimigos externos”, numa alusão aos setores que defendem a privatização da maior e mais importante estatal brasileira. "Não podemos permitir que a Petrobras seja alvo de um cerco especulativo de interesses contrariados com a adoção de um regime de partilha", garantiu.
A Reforma do Sistema Político foi outro desafio lançado pela presidenta em sua fala no Congresso Nacional. Ela disse que esta é uma responsabilidade dos parlamentares, mas defendeu a mobilização de toda a sociedade neste debate para fazer com que a população "retome seu gosto e sua admiração pela política".
Junto com Dilma Rousseff também tomaram posse os 39 ministros que farão parte de sua equipe neste novo mandato.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado - 2.495/PR