Hoje (2/05) é dia combater o assédio moral

02 de maio 2016
O QUE É ASSÉDIO MORAL?
|
Nesta segunda-feira (2/05), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. Esta data foi criada pelo projeto de lei 4.326/2004, com o objetivo de estimular as empresas públicas e privadas a debaterem o quanto esse tipo de conduta afeta a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
“Esta é uma demanda presente no dia a dia da categoria bancária e apesar dos mecanismos que temos para combater o assédio moral, o mesmo continua ocorrendo de forma sistemática nos bancos”, afirma Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.
Kelly lembra que os Sindicatos têm assinado com os principais bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Safra, Bic, Votorantim e Citibank) acordo que prevê o encaminhamento de denúncias e posicionamento das instituições sobre casos de abusos cometidos por gestores ou colegas de trabalho.
“É um importante canal de combate ao assédio moral, que precisa ser utilizado pela categoria. Basta apresentar a denúncia ao Sindicato que a mesma será enviada ao banco para que sejam tomadas as devidas providências”, explica Kelly, lembrando que é guardado o sigilo da vítima e de quem formular a denúncia.
Conforme estabelece o Acordo, os bancos têm prazo de até 45 dias para se posicionar a respeito e informar as medidas adotadas em relação ao agressor.
Por Armando Duarte Jr.