Geral

José Eymard Loguércio fala sobre Leis ‘hostis’ para os trabalhadores

Capa da Notícia

02 de junho 2016


A presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, mediou o debate, que teve a participação de José Eymard Loguércio e Carlos Roberto Scalassara 

Durante palestra proferida ontem (1º/06), no Auditório Joaquim Borges Pinto, do Sindicato de Londrina, o advogado José Eymard Loguércio abordou os desafios da Classe Trabalhadora no cenário atual.

O evento teve a presença de bancários, delegados sindicais e representantes sindicais de base, advogados e estudantes de Direito.

O advogado de Brasília, com grande atuação junto à categoria bancária, mestre em Direito Público e membro titular da Comissão Especial de Direito Sindical do Conselho federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) destacou as 55 ameaças apontadas pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aos direitos da Classe Trabalhadora e falou a respeito do posicionamento do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do STF (Supremo Tribunal Federal) diante das demandas trabalhistas.

Para Loguércio, a postura conservadora do Congresso Nacional na atual legislatura pode resultar em Leis hostis à Classe Trabalhadora.

Após a palestra houve debate acerca dos direitos que estão em risco, com a participação do advogado e assessor jurídico do Sindicato de Londrina, Carlos Roberto Scalassara. Scalassara abordou o tema “terceirização e seus reflexos nas relações de trabalho”, fazendo um paralelo sobre a composição política dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em relação aos direitos da Classe Trabalhadora.

“Foi um debate com uma abordagem jurídica e política de questões que envolvem os interesses da Classe Trabalhadora e como os Tribunais de Brasília e o Congresso se colocam em relação a estes temas”, relata Wanderley Crivellari, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina.

De acordo com Wanderley, também esteve em debate a substituição processual e conciliação. “Quem pôde participar saiu com uma visão mais ampla de todos os enfrentamentos políticos e jurídicos que teremos pela frente”, finaliza.