Contraf-CUT deve renovar Acordo de combate à violência organizacional com os bancos

02 de dezembro 2013
A Contraf-CUT deverá assinar nos próximos dias o Acordo Aditivo previsto na cláusula 56º da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2013/2014 que trata dos conflitos no ambiente de trabalho (assédio moral) com os seguintes bancos: Itaú Unibanco, Safra, BicBanco, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander, Votorantim e Citibank.
"Na Campanha Salarial deste ano conseguimos uma redução no tempo para que as instituições financeiras apresentem resposta em relação às denúncias de prática de assédio moral", explica Cesar Caldana, diretor do Sindicato de Londrina.
Cesar lembra que o assédio moral atinge diretamente a dignidade humana e só ocorre porque as organizações se valem de programas de gestão que refletem a ganância dos banqueiros por lucros exorbitantes e que permite a adoção de métodos antiéticos e não raro resultam em disputas entre os próprios colegas de trabalho.
“Este Aditivo, conquistado na Campanha Salarial de 2010, é muito importante para que os bancários e bancárias que nos locais de trabalho sofrem assédio possam denunciar esse tipo comportamento e melhorar o ambiente em que trabalham”, avalia Cesar.
Se você for vítima de assédio moral, ligue para o Sindicato e denuncie!