Geral

Contato com o Procon alerta sobre abusos dos bancos

Capa da Notícia

03 de junho 2015

Com o objetivo de barrar a ganância dos bancos, a diretoria do Sindicato de Londrina esteve reunida hoje (3/06), com o coordenador do Procon (Coordenadoria de Defesa do Consumidor), Rodrigo Brum Silva, para discutir procedimentos que vêm sendo tomados pelos bancos para expulsar os clientes das agências.

Segundo Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, muitos bancos não estão respeitando as Leis das Filas, que estabelecem tempo máximo de espera pelo atendimento no banco. “Alguns juízes só têm deferido ações de clientes e usuários que esperaram por mais de uma hora, quando a legislação só permite 15 minutos em dias normais e 30 em vésperas ou após feriados. Isso tem levado muitas pessoas a desistir de ingressar com reclamações na Justiça para fazer valer seus direitos”, explica.

Em função disso, o Sindicato alertou o Procon sobre o aumento do desrespeito e reafirmou que a fiscalização precisa continuar, pois as Leis Estadual e Municipal que tratam desta questão estão em vigor. “Tem gestores aproveitando esses posicionamentos de juízes para reduzir o número de caixas e de funcionários na linha de frente para espantar os clientes das agências”, denuncia Regiane.

Regiane afirma que esse trabalho do Procon, bem como as reclamações dos clientes e usuários, é importante para impedir que os bancos reduzam ainda mais o quadro de pessoal.

“Não podemos entrar no jogo dos banqueiros, que apostam na expulsão dos clientes de menor poder aquisitivo e dos usuários de suas agências para obriga-los a utilizar os correspondentes bancários, como forma de ampliar ainda mais seus lucros já exorbitantes. Serviço de banco tem que ser feito por bancário em agências, dotadas de segurança e tudo o que for necessário para atender bem as pessoas”, defende a presidente do Sindicato de Londrina.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR