Sindicato promove hoje a Operação “Demitiu, Parou” no Itaú e HSBC

03 de julho 2014
![]() No protesto realizado na agência Mister Thomas, do HSBC, foi cobrado respeito do banco inglês aos trabalhadores brasileiros |
Diretores do Sindicato de Londrina estão paralisaram hoje (3/07) as atividades da agência 109, do Itaú, e Mister Thomas, do HSBC, em protesto contra demissões injustificadas. As unidades permaneceram fechadas durante todo o dia para pressionar os bancos a suspender o processo de enxugamento de pessoal.
No Itaú, desta vez foram demitidos três funcionários, elevando para 27 o número de cortes efetuados este ano pelo banco na base territorial de Londrina. No HSBC, cinco bancários e bancárias foram dispensados em 2014.
Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, afirma que é inadmissível essa postura dos bancos, que estão próximos de divulgar os balanços do primeiro semestre com novos recordes de lucratividade. “Entre janeiro e maio deste ano, os bancos cortaram 3.283 empregos no país, conforme apurou pesquisa realizada pela Contraf-CUT, revelando que eles não estão nem um pouco preocupados com o que isso representa para as vidas dos trabalhadores ou mesmo para a sociedade”, critica.
Clique aqui para ler mais sobre a Pesquisa do Emprego Bancário.
De acordo com Wanderley, nos três primeiros meses de 2014, o Itaú cortou 733 postos de trabalho e o HSBC outros 142. “Esse enxugamento significa a precarização do atendimento e das condições de trabalho, resultando em sobrecarga de serviços para a categoria e enormes filas para usuários e clientes”, completa.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR