Geral

Categoria entra no 28º dia de greve em busca de negociações sérias com banqueiros

Capa da Notícia

03 de outubro 2016

Bancários e bancárias de todo o país entram hoje (3/10) no 28º dia de greve nacional, cobrando seriedade dos bancos nas negociações e a apresentação de uma proposta que contemple a Minuta de Reivindicações da Campanha Unificada 2016.

Após nove rodadas de negociações com o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban continua insistindo em impor um índice de reajuste de 7%, que está distante da inflação de 9,62%, acumulada desde a última data base, e sequer toca nos demais pontos da Minuta, numa postura de total descaso com as prioridades levantadas pela categoria.

Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, avalia que diante do atual cenário, os bancos não têm do que reclamar, pelo contrário, porque seus lucros voltaram a crescer, mesmo com os elevados montantes destinados às tais provisões para devedores duvidosos.

“Os cinco maiores bancos do país tiveram lucro líquido de 30 bilhões de reais no primeiro semestre deste ano, valor que é de causar inveja aos outros setores, estes sim, com razão de reclamar da crise. Para eles, não cola esse discurso de que é preciso conter despesas, mesmo porque vêm fazendo isto há muito tempo, com a redução do pessoal e a expulsão dos clientes das agências”, salienta.

Por isso, Gisa orienta os bancários e bancárias a continuarem firmes na luta contra a intransigência dos bancos e para arrancar uma proposta decente nas negociações deste ano.

Na tarde de hoje, às 17h00 haverá mais uma reunião de avaliação do movimento no Auditório do Sindicato.

Contamos com sua presença. Venha dar sua sugestão e apontar alternativas para fortalecer a greve!

Por Armando Duarte Jr.