Vida convoca categoria bancária para construir Greve Geral

04 de abril 2017
O Dia Nacional de Mobilização, realizado na última sexta-feira (31/07), é destaque da Capa do jornal Vida Bancária, que traz imagens e dados a respeito da participação dos Sindicatos nas atividades convocadas pela CUT, demais Centrais Sindicais e entidades do movimento popular de todo o país.
A pressão das ruas, segundo Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina, é fundamental para impedir esse massacre que o governo Michel Temer (PMDB) pretende impor aos atuais direitos da Classe Trabalhadora.
“A mobilização já está levando parlamentares aliados de Temer a criticar as reformas e isso é muito importante, porque elas estão tramitando no Congresso Nacional. A mobilização precisa continuar e se fortalecer para construirmos a Greve Geral do dia 28 de abril”, avalia.
Nessa ânsia de satisfazer aos interesses dos grandes grupos econômicos e dando as costas para o clamor das ruas, Temer sancionou na sexta-feira à noite o texto do PL (Projeto de Lei) 4.302/1998, que libera a terceirização no Brasil e altera regras da contratação temporária e de outras leis trabalhistas.
Na edição desta semana, o Vida informa na pág. 2 que a Assembleia Geral do Sindicato de Londrina, ocorrida no dia 30/03, deliberou pelo engajamento do Sindicato nas atividades contras as reformas e, também, o Estado de Greve para que a categoria participe do chamado feito pelas Centrais Sindicais para as paralisações do dia 28 de abril.
Demitiu, Parou!
Sempre atentos à defesa dos empregos da categoria, os Sindicatos de Londrina e de Apucarana realizaram Operações “Demitiu, Parou”, respectivamente, nos dias 29 e 30 de março, em agências do Banco Safra, Santander e do Bradesco (leia na pág.3).
“Não podemos admitir que um banco que obteve mais de 17 bilhões de reais de lucro líquido no ano passado dispense trabalhadores e trabalhadoras apenas para aumentar ainda mais seus ganhos, impondo com isso mais exploração aos que ficam”, criticou Maria Salomé Fujii, presidenta do Sindicato de Apucarana, ao se referir a dispensa pelo Bradesco de uma bancária oriunda do HSBC.
Banco do Brasil
Na pág. 3, o jornal também faz um resumo da rodada de negociação entre a Contraf-CUT, Comissão de Empresa dos Funcionários e representantes da diretoria do Banco do Brasil, realizada no dia 29/03, em Brasília, quando foram discutidos os problemas decorrentes da reestruturação.
O banco apresentou números sobre esse processo, revelando que 2.266 funcionários e funcionárias estavam com VCP integral e 1.423 recebem valor parcial. VCP integral significa que o funcionário está como escriturário. Como ainda existem milhares de funcionários que ficaram sem seus cargos, além de outros milhares que tiveram realocação com perda salarial, a Contraf-CUT reivindicou a prorrogação da VCP por 12 meses, avaliando que vai demorar para o BB resolver essa grave demanda causada pela reestruturação.
Ainda em relação ao Banco do Brasil, nas páginas centrais o Vida Bancária divulga a reunião entre o Sindicato de Apucarana e o superintendente Regional de Maringá, para tratar dos problemas gerados pela reestruturação.
Outra importante notícia é a ação ganha pelo Sindicato de Apucarana, referente à 7ª e 8ª horas de funcionários do BB, na qual 12 beneficiados dividirão um total de R$ 1.494.845,90.
Faculdade Pitágoras
![]() |
Nota na pág. 3 divulga o convênio firmado pelo Sindicato de Londrina, que garante bolsa de estudos aos bancários e bancárias filiados, bem como aos seus dependentes, com 60% de desconto nas mensalidades de cursos de graduação.
Esta promoção é válida para as matrículas feitas até sábado (8/04) e não abrange quem iniciou nos cursos da Pitágoras até 3/04/2017.Para mais informações entre em contato com a Faculdade Pitágoras pelos telefones (43) 3373-7370 ou 99634-2714.
Futebol Suíço
O Sindicato de Cornélio Procópio já está recebendo inscrições das equipes que pretendem disputar o Torneio de Futebol Suíço do Trabalhador, a ser realizado no dia 6 de maio no Country Clube. Para informações e inscrições entre em contato com o diretor de Esportes e Recreação do Sindicato de Cornélio Procópio, Gilmar Juliani, pelo telefone (43) 3524-2120.
Em Londrina, no próximo sábado (8/04), a bola vai rolar nos campos do Grêmio Uninorte na quinta e última rodada da primeira fase da Copa Bancários de Futebol Suíço. Das 11 equipes participantes, oito passarão para as Quartas de Finais.
Na Coluna “Espaço para a Saúde” da edição 1.432 do Vida o assunto é o endurecimento do atendimento que está sendo prestado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos segurados.
Desde que Michel Temer assumiu a Presidência da República o órgão vem impondo inúmeras restrições à concessão de auxílios e benefícios e até foi criado um “bônus” para os peritos que mais dificultam a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Por Armando Duarte Jr.