Operação “Demitiu, Parou” afeta hoje agências do Itaú, HSBC e Santander

04 de junho 2014
![]() Três agências do Itaú estão paralisadas hoje em Londrina na luta contra as demissões em massa |
O Sindicato de Londrina está realizando hoje (4/06) a Operação “Demitiu, Parou” em seis agências de três bancos: Itaú, HSBC e Santander, na luta em defesa dos empregos. O protesto no HSBC está ocorrendo na agência de Rolândia.
Nos últimos dias, segundo Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina, estes bancos demitiram sete bancários e bancárias na base territorial da entidade. “Destas, cinco atingiram funcionários que atuavam nos caixas, deixando clara a falta de respeito que os bancos têm, não só com bancários, mas também com os clientes”, salienta Wanderley.
Segundo ele, isso significa mais tempo de espera pelo atendimento e o reconhecimento, pelos bancos, de que não querem mais clientes de baixo poder aquisitivo em suas agências.
“Eles estão expulsando as pessoas para os correspondentes bancários, onde os custos são menores e, consequentemente, os ganhos maiores”, destaca. Este ano, o Sindicato de Londrina já homologou 56 demissões sem justa causa efetuadas na base territorial da entidade. O Itaú lidera o número de cortes, com 21 desligamentos.
Efeito da reestruturação
O Santander já demitiu 10 funcionários este ano em Londrina, sendo quatro apenas na última semana. Na avaliação do presidente do Sindicato de Londrina, isto é fruto da fusão de agências. O banco espanhol já fechou duas unidades na cidade e, em breve, vai encerrar as atividades da agência Ginko, uma das mais antigas e tradicionais da Região.
“Neste processo de reestruturação o Santander está eliminando funções e descartando funcionários, concentrando o atendimento em determinadas agências, o que vai gerar sobrecarga de trabalho e aumento da demanda”, aponta Wanderley.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado -2.495/PR