Conferência Estadual aponta propostas das bases cutistas do PR

04 de julho 2016
![]() |
Os cerca de 250 delegados e delegadas das 10 bases dos Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR definiram, no último final de semana, em Toledo, as propostas da categoria bancária no Estado para a Campanha Nacional Unificada 2016. A 18ª Conferência Estadual dos Bancários foi iniciada com uma análise de conjuntura e debates a respeito dos 55 projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional com a intenção de cortar direitos históricos da Classe Trabalhadora e retirar avanços sociais verificados no país nos últimos anos.
As prioridades da Campanha deste ano foram analisadas em quatro Grupos de Trabalho, que abordaram os seguintes temas:1) Saúde, segurança e condições de trabalho; 2) Emprego; 3) Remuneração; e 4) Sistema Financeiro Nacional.
Em relação à saúde, o fim das metas abusivas, do assédio moral e sexual nos bancos tiveram destaque. Foi defendida ainda maior atenção aos bancários e bancárias que retornam do afastamento para tratar a saúde, além de igualdade de oportunidades.
Manutenção dos empregos e mais contratações foram apontadas como prioridade na Campanha Unificada 2016. Segundo os delegados e delegadas, será necessário organizar uma mobilização tão forte quanto a dos anos anteriores para acabar com a rotatividade nos bancos e as demissões injustificadas.
A Conferência aprovou a reivindicação de reajuste que contempla a inflação acumulada entre setembro/2015 e agosto/2016, mais 5% de aumento real nos salários. Ainda em relação às cláusulas econômicas, propostas buscarão a valorização da categoria pelos bancos, PLR maior, melhorias nos salários de ingresso e tornar obrigatório o pagamento do Auxílio-alimentação e Vale-refeição também para aqueles que estão afastados do trabalho.
“Finalizamos mais uma importante etapa da construção da Campanha Unificada 2016. Agora, vamos aguardar a Conferência Nacional e preparar nossas estratégias para as negociações deste ano com a Fenaban, que promete ser das mais difíceis da história”, avalia Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina.
Regiane acredita que a crise financeira e política, aliada aos processos de reestruturação dos bancos, pesarão nas discussões deste ano.
Em Toledo também foram eleitos os delegados e delegadas que representarão o Estado na 18º Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 29 a 31 de julho, em São Paulo. O evento vai centralizar as propostas levantadas pela categoria nos 26 Estados e no Distrito Federal.
Por Armando Duarte Jr.
![]() A delegação do Sindicato de Apucarana em Toledo na 18º Conferência Estadual dos Bancários |
![]() O Sindicato de Cornélio Procópio participou do evento com 14 delegados e delegadas |