Geral

Viagens a paraísos ecológicos é destaque da edição nº 15

Capa da Notícia

04 de agosto 2016

Nos próximos dias, os Sindicatos de Apucarana, Arapoti e de Londrina estarão recebendo a nova edição de Vida Bancária em Revista, material que revela hobbies, costumes e curiosidades da categoria em suas horas de folga, assuntos sindicais dicas de turismo regional.

A matéria de capa desta edição aborda as viagens que um grupo de funcionários e funcionárias do Banco do Brasil tem feito nos últimos anos em busca de aventuras e das belezas de paraísos ecológicos.

Os passeios começaram pelo Paraná, mas o gosto para fugir do estresse já levou o grupo para locais mais distantes, como a Chapada Diamantina, localizada na Bahia, onde se encontra o maior número de cavernas da América Latina.

Vida Bancária em Revista nº 15 também ouviu como foi o ingresso de Pessoas com Deficiência nos bancos, dando sequência às reportagens a respeito das chamadas “minorias” e suas dificuldades na carreira profissional e a luta por igualdade na sociedade.

Considerados por alguns como brincadeira de criança, os carrinhos em miniaturas são tema de outra matéria desta edição. Bancários contam como iniciaram suas coleções de Hot Wheels e outros modelos mais raros no mercado.

Para não deixar as questões sindicais de lado, a Revista faz um relato da Conferência Regional Vida Bancária e da Estadual, preparando o espírito da categoria para mais uma Campanha Nacional Unificada.

Nas páginas centrais, é feito um detalhamento das principais ameaças que a Classe Trabalhadora está correndo com projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional estabelecendo mudanças na legislação para retirar direitos históricos.

Tem ainda informações sobre a ExpoJapão, festa realizada anualmente em Londrina e que teve este ano sua 55ª edição, com atividades voltadas para preservar e elevar a cultura nipônica no Norte do Paraná.

Como opção de roteiro turístico, a reportagem de Vida Bancária em Revista foi conhecer o Castelo Eldorado, localizado em Marilândia do Sul. O local já foi chamado de “República de Eldorado”, abrigou a maior serraria do Brasil e nos arredores do prédio, construído por volta de 1940, foram realizadas diversos eventos esportivos e culturais entre as décadas de 70 e 90.

Wanderley Crivellari, diretor do Sindicato de Londrina e representante da Regional Vida Bancária na direção da Fetec-CUT/PR, lembra que a Revista foi lançada em novembro de 2011 e já conquistou seu espaço, pelo conteúdo leve e interessante sobre o outro lado da vida dos trabalhadores e trabalhadoras nos bancos da Região.

“É um projeto com uma receita simples, porém inovadora. Falamos de temas do dia a dia da categoria, mas sem deixar de lado a luta sindical e a ideologia que move nosso trabalho, procurando conciliar os temas para proporcionar conhecimento e consciência crítica aos leitores”, resume Wanderley.

Por Armando Duarte Jr.