Plenária no Sindicato de Londrina debate propostas para a Cassi

04 de novembro 2016
O Sindicato de Londrina promoveu ontem (3/11) uma Plenária para funcionários e funcionárias da ativa e aposentados do Banco do Brasil com o objetivo de debater as propostas para a Cassi contidas no Memorando de Entendimentos assinado pelo banco e entidades representativas do funcionalismo.
O evento contou com a colaboração do coordenador Regional da ANABB, Aníbal Rumiato, da coordenadora da Comissão de Empresa pelo Paraná, Ana Smolka, e do ex- coordenador da Comissão de Empresa, Pablo Diaz.
A secretária Geral do Sindicato de Londrina, Gisa Bisotto, fez apresentação das propostas que formam o Memorando.
Segundo Gisa, a Contraf-CUT, Contec, ANABB, AAFBB e FAABB orientam pela aceitação da proposta. O Conselho de Usuários do Paraná, do qual Gisa faz parte, também indica a aceitação.
“Todos que acompanharam as negociações e acompanham as questões que envolvem o tema estão de acordo que estas propostas não resolvem os problemas da Cassi. Apenas estanca o sangramento. Muito ainda precisa ser feito para equilibrar as contas da Cassi e está previsto no Memorando”, pondera.
Para Gisa, a situação chegou ao um limite, pois as reservas do plano de associados se esgotaram. “Mas, felizmente, conseguimos derrubar a proposta de constituição de fundo para os “pós-laborais” que o banco queria implementar”, destaca.
O recurso para cobrir o déficit mensal da Cassi é tão importante quanto as medidas estruturantes propostas. Será necessário bastante acompanhamento e avaliação do que estará sendo feito, além de compromisso de todos, BB, Cassi e associados.
O Conselho Deliberativo da Cassi já aprovou o Memorando de Entendimentos e deverá encaminhar em breve consulta ao Corpo Social.