Santander abre inscrições para Bolsas de Estudos conquistadas no Acordo Aditivo

04 de dezembro 2014
O Santander abriu nesta quinta-feira (4/12) as inscrições para a concessão de 2 mil Bolsas de Estudos para primeira graduação, conforme foi conquistado no Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, com validade de dois anos. O prazo para se candidatar a usufruir este direito vai até o dia 16 de janeiro de 2015 e os inscritos receberão retorno da área de recursos humanos do banco até o dia 6 de fevereiro, informando se a Bolsa foi aprovada.
A Bolsa garante um auxílio de até 50% do valor da mensalidade, limitado a R$ 480,50 por mês.
Podem fazer inscrição os funcionários com no mínimo quatro meses de banco e que já estejam cursando ou irão cursar a primeira graduação.
"A garantia de Bolsas de Estudos, reajustadas pelo índice de 8% obtido na Campanha 2013, é uma importante conquista do Aditivo, fruto das negociações da Contraf-CUT, Federações e Sindicatos com o banco, visando contribuir para a formação e qualificação profissional dos trabalhadores", destaca Ademir Wiederkehr, secretário de Imprensa da Contraf-CUT. As Bolsas de 2016 serão reajustadas em 8,5%, que foi o índice conquistado na Campanha 2014.
O Aditivo estabelece o pagamento de 12 parcelas, podendo, a critério do aluno, optar por 11 mensalidades mais a matrícula ou então 12 mensalidades.
Os cursos abrangidos são: Administração de Empresas, Marketing, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação, Economia, Direito, Comércio Exterior e Matemática. Além dos cursos específicos de Gestão de Sistema da Informação, Gestão de Tecnologia da Informação e Propaganda e Marketing, sendo estes últimos três citados, caracteristicamente, com formação em nível de Tecnólogo.
As inscrições podem ser feitas através da Intranet > As Pessoas > Portal RH > Benefícios > Reembolso > Solicitar Reembolso > Bolsa Graduação > Solicitar Bolsa.
Se o número de pedidos for maior do que o de Bolsas disponíveis, serão aplicados os critérios de desempate: empregado já contemplado com a Bolsa no ano anterior, menor salário, tempo de banco e/ou nas empresas listadas na cláusula de abrangência do aditivo e números de filhos.
Por isso, é importante que todos mantenham o cadastro no Portal RH atualizado, em Intranet > As Pessoas > Portal RH > Autoatendimento > Atualize seus dados > Atualize seus dados pessoais.
Bolsas para pós-graduação
O novo Aditivo assegurou pela primeira vez a concessão de 500 Bolsas de Estudos para cursos de pós-graduação, cuja concessão se dará a partir de junho de 2015, excepcionalmente, para o ano letivo de 2015, em razão de adequações sistêmicas ao processo. Para o ano letivo de 2016 a concessão dessas Bolsas se dará a partir de fevereiro de 2016.
“Conseguimos nas diversas rodadas de negociações sensibilizar o banco Santander a incluir esta cláusula de Auxílio Bolsa de Estudo para primeira graduação e pós-graduação, contemplando um dos principais anseios apontados nas consultas feitas aos funcionários antes da Campanha Nacional 2014", destaca Acácio dos Santos, diretor do Sindicato de Londrina,
diretor da Afubesp e representante da Fetec-CUT/PR na COE Santander, que participou de todas as rodadas de negociações com o banco.
Fonte: Contraf-CUT