Tratamento da osteoporose reduz risco de quedas

05 de março 2014
Apesar de ser uma doença sem cura, a osteoporose pode ser tratada para diminuir o sofrimento das pessoas que têm este problema e diminuir o risco de quedas e fraturas. Ela se caracteriza pela redução de cálcio no organismo, o que interrompe o processo de remodelação dos ossos (densidade óssea), tornando-os mais frágeis.
As mulheres estão mais propensas a ter a osteoporose, pois têm ossos mais finos e leves, além de sofrerem a perda acentuada de cálcio após a menopausa. Homens também podem ter essa deficiência, mas com uma incidência bem menor.
Como é o tratamento?
As pessoas portadoras de osteoporose devem procurar tratamento monitorado pelo médico, que vai indicar quais os medicamentos mais indicados para controlar o nível de cálcio no corpo. Neste caso é indicada a realização do exame de densitometria óssea com o objetivo de prescrever a dose necessária para o paciente.
Também é indicado o tratamento a base de fisioterapia a fim de estimular a formação óssea e fortalecer os músculos, bem como as articulações para melhorar o equilíbrio e a coordenação motora. A realização de RPG (Reeducação Postural Global) e a prática de Pilates são outras atividades físicas que podem auxiliar o paciente com osteoporose.
A alimentação adequada é fundamental para conter a perda do cálcio e passa, necessariamente, pelo consumo de produtos derivados do leite e os ricos em vitamina D. Tomar sol, por pelo menos 15 minutos ao dia, é outra forma de controlar a osteoporose.