Sindicato busca na Justiça descanso de 15 minutos para bancárias

05 de março 2016
O Sindicato de Londrina, através da Advocacia Scalassara, que presta assessoria jurídica à entidade, ingressou com ações contra os bancos requerendo o intervalo obrigatório de 15 minutos para as mulheres bancárias.
Na última quinta-feira (3/03), o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina, Cesar Caldana, participou, em conjunto com o advogado Marco Aurélio Soares Gonçalves, de audiência a respeito desta ação na 5º Vara do Trabalho de Londrina.
“Estamos buscando o pagamento de horas extras para as mulheres relativas à não concessão deste intervalo, previsto no artigo 384 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Ou seja, queremos o pagamento referente ao descanso obrigatório de 15 minutos para as bancárias antes do início das horas extras, o que não tem sido observado pelos bancos”, argumenta Cesar.
Segundo ele, outros processos já foram ajuizados junto à Justiça do Trabalho de Cambé, Rolândia e Porecatu para comtemplar todas as bancárias que atuam na base territorial do Sindicato.
"Estamos sempre atentos para acionar a Justiça sempre que os bancos tomarem medidas que venham prejudicar os trabalhadores, pois nestas ações coletivas o Sindicato os representa, exigindo o que é de direito e não expondo os bancários ao risco de serem demitidos por cobrarem o que lhes é de direito", ressalta Cesar Caldana.
Por Armando Duarte Jr.