Encontro Nacional dos funcionários aprova pauta específica de reivindicações
![Capa da Notícia](/plataforma//antigo/manager/files/Imagens/Foto%20encontro%20Itau%2004042013%20maior.jpg)
05 de abril 2013
O Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, promovido pela Contraf-CUT, foi encerrado ontem (4/04), em São Paulo, com a aprovação de uma pauta específica de reivindicações que será entregue dentro de 15 dias para a direção do Itaú. O evento, iniciado na terça-feira, 2/04, reuniu 160 dirigentes de Federações e Sindicatos de todo o país. "A grande bandeira de luta aprovada no Encontro foi a defesa do emprego, com o fim das demissões e por mais e melhores empregos”, informa Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina e integrante da coordenação nacional da COE Itaú.
“Com a realização deste grande Encontro, com representantes de todo o país, iremos aumentar a mobilização no Itaú e reforçar a unidade nacional pela defesa do emprego”, acrescenta Wanderley.
A Contraf-CUT irá disponibilizar uma planilha eletrônica aos Sindicatos para registrar as homologações em cada entidade, a fim de viabilizar um monitoramento nacional. Também foi aprovada a realização de um seminário nacional sobre remuneração, com o objetivo de elaborar uma proposta de plano de cargos e salários para ser negociada com o Itaú.
"Precisamos ter ousadia, esperança, unidade nacional e mobilização, pois o banco tem clara sua estratégia de diminuir seus custos sacrificando o emprego. Nós temos que ir além do possível quando se trata da proteção do emprego digno, de qualidade, em que as pessoas não adoeçam, não morram, enfim por emprego decente", enfatiza Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Moção de repúdio Ao final do Encontro Nacional, os participantes aprovaram ainda uma Moção de Repúdio ao deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), exigindo a saída imediata do parlamentar da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Participação - Pela Contraf-CUT, além do presidente Carlos Cordeiro, participaram a secretária-geral Ivone Silva, o secretário de Finanças, Roberto Von Der Osten (Betão), e o secretário de Organização do Ramo Financeiro, Miguel Pereira, bem como os coordenadores da COE (Comissão de Organização dos Empregados) DO Itaú, Jair Alves e Wanderley Crivellari.
Nos próximos dias serão divulgadas mais informações sobre a pauta específica de reivindicações e demais encaminhamentos do Encontro Nacional.