SUS deve disponibilizar vacina contra o HPV
05 de abril 2013
A vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) deverá entrar no Calendário do Programa Nacional de Imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde), conforme estabelece o Projeto de Lei 6820/10, aprovado no dia 20 de março na Comissão de Seguridade Social e Família do Senado Federal.
O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, com 6 milhões de pessoas infectadas anualmente. Embora nem todas as pessoas que tenham contato com o vírus estarão sujeitos a câncer, ele está presente em mais de 90% dos casos dessa doença, segundo informa o Instituto Nacional do Câncer.
De acordo com o relator do PL 6820/10, deputado Geraldo Rezende (PMDB-MS), o HPV está associado não somente ao câncer de colo uterino, mas também ao surgimento dessa doença na região anal, peniana, da vulva e até orofaríngea e do trato respiratório. “Mais de 70% dos casos de câncer de pênis são associados ao HPV e resultam em mil amputações do órgão anualmente no Brasil”, ressalta Rezende.
Em seu relatório, o deputado afirma que não há justificativa técnica para retardar o início da vacinação contra este vírus e que já existem duas variedades da vacina registradas na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que têm ações eficazes no combate ao câncer gerado em decorrência do HPV.