HPV pode causar câncer de laringe

05 de abril 2015
Embora pouco frequente, o HPV (papiloma vírus humano), transmitido através das relações sexuais, pode causar câncer na laringe. A laringe é um órgão localizado na região da garganta, entre a traqueia e a base da língua, da qual é separada pela epiglote, uma espécie de válvula que se fecha durante a passagem dos alimentos e se abre para a passagem do ar necessária para a respiração.
Tumores podem surgir na região da laringe decorrentes, não só do HPV, mas também do uso do cigarro e do alto consumo de bebidas alcoólicas. A associação destas duas substâncias aumenta consideravelmente o risco de contrair esta doença.
O papiloma laríngeo pode surgir através de pequenas verrugas nas cordas vocais e nas áreas responsáveis pela deglutição e respiração. Geralmente ele é considerado de baixo risco, não se descartando, porém, a transformação de traumas nesta região em tumores malignos.
Como é o diagnóstico?
O câncer de laringe pode ser detectado através de exames clínicos, levando em conta o histórico desta doença na família, o uso de cigarro e do álcool e, também o possível contágio pelo HPV. A alteração na voz, dor frequente na garganta, dificuldades para engolir ou respirar são sintomas mais comuns.
Para detectar a presença ou não de nódulos é utilizado o exame de imagem chamado laringoscopia e de biopsia para analisar se os mesmos são malignos ou benignos.
O tratamento é feito com base no estágio da doença e quando detectada de forma precoce as chances de cura são de 90% na maioria dos casos. São indicadas a quimioterapia, radioterapia e cirurgia.