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Assembleia da Cabesp é marcada por falta de democracia

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05 de abril 2016

A Cabesp (caixa de assistência aos funcionários do Banespa) realizou Assembleia Geral Ordinária no sábado (2/04), em São Paulo, para submeter aos associados as contas do exercício financeiro de 2015, bem como a Previsão Orçamentária para 2016.

Cada uma das diretorias da entidade apresentou seus demonstrativos, indicando os gastos e apontando as necessidades para este ano.

De acordo com Acácio dos Santos, diretor do Sindicato de Londrina e diretor Regional da Afubesp (Associação dos Funcionários do Banespa), tanto as contas de 2015, como o orçamento para 2016 foram aprovados sem que houvesse uma discussão ampla, pois antes mesmo de serem encerrados os debates a Presidência da Cabesp já havia liberado a votação, atropelando, mais uma vez, a condução da Assembleia.

“Nas discussões a respeito dos assuntos gerais surgiram diversos pedidos dos associados presentes na Assembleia para que o processo de votação fosse feito de forma democrática. Infelizmente, como ocorre ano a ano, antes de terminarem os debates, a Presidência da Cabesp liberou as urnas pra votação e o pior é que o voto é identificado, o que fere nossa Constituição”, denuncia.

Acácio afirma que os associados recebem a cédula pra votar já contendo a identificação de seu nome e número do CPF.

”Isto é um absurdo! Eu nunca vi um sistema destes em nenhum lugar do mundo", critica.

Veja alguns dados divulgados pela Cabesp sobre o perfil dos associados:

Participação Direta (associados ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes legais):

- 59% dos participantes têm 60 anos ou mais (idade média 69,6 anos)

- 7,4% dos associados têm 80 anos ou mais (idade média 85,5 anos)

Cabesp Família:

Para familiares de funcionários e para ex-funcionários e filhos maiores.

Este é o plano mais equilibrado. Ainda assim possui cerca de 30% de participantes com idade média acima de 80 anos

Cabesp PAP 

- Idade média 81,3 anos

Diretoria Administrativa: ressaltou a importância de se manter as estruturas Predial, Infraestrutura e Treinamentos sempre adequados às novas necessidades.

Diretoria Operacional:  enumerou as diversas ações desenvolvidas dentro de sua competência, como manter uma boa rede credenciada, novos convênios com médicos, clinicas e hospitais, bem como novos convênios de reciprocidades, como os que funcionam atualmente (Unimed PR, SC, RS, Sul de Minas, Fundação Itaú, Assefaz, dentre outros), cujo objetivo é ampliar e melhor atender os usuários do Plano.


Outras ações de grande importância foram implantados:

- Fornecimento de medicações Oncológicas e Dietas específicas (entregues no domicilio dos pacientes), sem custos

-  Piloto pra pacientes diabéticos em SP (piloto que visa o acompanhamento e prevenção de agravamento, acompanhados de equipe multidisciplinar para os associados inscritos no programa).

- Fornecimento ou negociação nos casos de Órteses e Próteses (com redução de cerca de 26% dos custo final)

- Melhoria no sistema de Reembolso, com a aceitação de cópia de NF, Recibos. Antes isto só era feito somente com a apresentação dos originais.

- Autorizações odontológicas de forma Eletrônicas.