Geral

Atividade nos Cinco Conjuntos orienta população para a segurança nos bancos

Capa da Notícia

05 de junho 2015


O Guia informa a população como agir com segurança
na hora de realizar operações nos bancos

Com o objetivo de orientar clientes, usuários e até mesmo a categoria bancária a respeito de cuidados com a segurança, a diretoria do Sindicato de Londrina promoveu hoje (5/06) uma atividade nas quatro agências localizadas na Avenida Saul Elkind, na Zona Norte da cidade.

Foi distribuído o Guia de Segurança Bancária à população, que traz informações a respeito da forma correta de se comportar quando fizer operações financeiras, tanto nas agências, como nos caixas eletrônicos, para evitar a ação de assaltantes.

Clique no link para ler o Guia de Segurança Bancária.

“Já realizamos este trabalho no Centro e agora resolvemos leva-lo para os Cinco Conjuntos, porque é uma Região onde vivem mais de 100 mil pessoas e tem uma grande demanda de serviços nos bancos”, explica Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina.

Cresce número de explosões

2014

2015

 12 ataques a caixas eletrônicos

 10 ataques a caixas eletrônicos

 6 assaltos a banco 

 2 assaltos a banco

 1 saidinha de banco

 1 saidinha de banco

 

 1 furto de malote em agência

 Total= 19 ocorrências

 Total= 14 ocorrências

Para o diretor do Sindicato de Londrina, Luciano Moretto, embora os bancos tenham portas com detector de metais, câmeras de vídeo e outros dispositivos de segurança, os bandidos sempre estão encontrando novas formas de agir para se apropriar de grandes quantias de dinheiro, deixando para trás muita destruição e temor.

“Um exemplo disso é o aumento do número de casos de explosões de caixas eletrônicos. No ano passado, registramos 12 crimes deste tipo na base territorial de Londrina e em 2015, em menos de seis meses, já ocorreram 10 ataques desses”, explica.

Luciano acredita em razão disso, os bancos precisam mudar a atual sistemática de segurança, investindo mais em novas tecnologias e equipamentos capazes de conter os assaltantes.

“Defendemos a instalação da porta com detector de metais antes da sala de autoatendimento das agências para impedir que pessoas armadas entrem nos bancos, colocação de vidros blindados nas fachadas externas, abertura e fechamento das agências e postos de serviços bancários por empresas de segurança, proibição da guarda das chaves do cofre por funcionários, proibição do transporte de numerário por bancários,  a disponibilização de caixas eletrônicos somente em lugares seguros, entre outras medidas necessárias para fazer frente a essa onda de violência que cerca o setor financeiro, a vida das pessoas em 1º lugar", finaliza o diretor do Sindicato de Londrina.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR