Encontro Estadual levanta propostas dos funcionários do Bradesco

05 de junho 2016
Dirigentes sindicais das bases da Fetec-CUT/PR participaram ontem (4/06), em Curitiba, do Encontro Estadual do Funcionários do Bradesco, para discutir e levantar as propostas específicas da Campanha 2016.
Os Sindicatos do Vida Bancária foram representados no evento por dirigentes de Apucarana, Cornélio Procópio e de Londrina.
Com base em dados elaborados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) foi feita uma apresentação sobre o trabalho denominado Emprego e Automação Bancária "Um mundo Digital", que faz uma análise do crescimento rápido através da internet das transações bancárias, substituindo os serviços feitas nos agências por meios alternativos, como a utilização de smartphones.
Foi levantado também problemas relacionados às condições de trabalho no Bradesco, decorrentes da falta de contratações, que gera sobrecarga de serviços. O Encontro ressaltou a importância da mobilização pela valorização dos bancários e bancárias.
Os dirigentes da Fetec-CUT/PR fizeram relatos a respeito da aquisição do HSBC pelo Bradesco, incluindo o elevado número de demissões feitas pelo banco no primeiro trimestre deste ano, que levaram ao fechamento de 1.466 postos de trabalho.
“Isto representa mais de 90% dos cortes feitos pelo Bradesco no mesmo período do ano passado”, salienta Ana Claudia Ribeiro, diretora do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na COE Bradesco.
De acordo com Ana Claudia, no ano todo de 2015 o banco eliminou 1.618 vagas no país.
Durante o Encontro Estadual foi feita ainda uma análise do projeto piloto sobre o Ponto Eletrônico que o banco apresentou na última negociação específica. Este projeto vincula o Ponto Eletrônico à Plataforma/Estação de Trabalho. Segundo o cronograma do Bradesco, este projeto deverá ter início até o final do ano e em 2017 deverá estar funcionando em todas as agências do País.
Veja abaixo as principais propostas levantadas para o Encontro Nacional, que será realizado nos dias 7 e 8 de junho, em São Paulo.
PRINCIPAIS PROPOSTAS DO PARANÁ |
- O empregado no exercício da função do cargo que vier a assumir fará jus imediatamente a remuneração devida - Manutenção dos empregos - Parcelamento do adiantamento de férias - Cláusula 16ª da Minuta - Reembolso com gastos extraordinários para atividade de trabalho - Taxa especial para crédito pessoal a funcionários |