Estresse pode provocar Gastrite

05 de setembro 2013
A Gastrite é uma doença causada pela inflamação do estômago pelo uso de medicamentos por longo tempo, ingestão excessiva de álcool e por infecção pela bactéria chamada Helicobacter pylori. Ela também pode ocorrer em função do refluxo da bile do estômago, pela infecção por vírus e também por estresse.
Os principais sintomas deste distúrbio são a perda de apetite, náusea e vômito e dor na parte superior da barriga ou do abdome.Nos casos mais graves a Gastrite pode provocar sangramento no estômago e o escurecimento das fezes.
Como diagnosticar
A pessoa acometida de Gastrite deve procurar o médico para diagnosticar as causas desta doença através de exames de sangue, fezes, endoscopia e de teste para detectar a presença ou não da bactéria Helicobacter pylori .
A queimação no estômago e o refluxo (que é o retorno do ácido formado no estômago pelo esôfago em direção à boca) são os sinais mais comuns.
O tratamento vai depender da causa específica que originou a Gastrite. Em geral são receitados medicamentos para reduzir a quantidade de ácido no estômago, os chamados antiácidos, e também os antagonistas H2, como, por exemplo, a ranitidina.
A Gastrite também pode ser curada com mudança nos hábitos alimentares. A pessoa afetada por este problema deve optar por carnes cozidas, consumo de frutas entre as refeições e evitar o consumo excessivo de álcool, café e outras bebidas que provocam agressão ao estômago.