Sindicato de Londrina paralisa agência Guaporé por mais segurança e atendimento aos funcionários

06 de março 2015
O Sindicato de Londrina paralisou hoje (6/03), o expediente da agência Guaporé, do Itaú, para pressionar o banco a investir mais na segurança, levando em conta a violenta ação ocorrida ontem naquela unidade por três assaltantes armados.
“Estamos protestando para pressionar o banco a rever sua política de segurança. O ataque de ontem na agência deixou não somente bancários e bancárias muito abalados, mas também os clientes e usuários que foram feitos reféns dos bandidos”, argumenta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Wanderley afirma que mesmo tendo porta com detector de metais, câmeras de vídeo e vigilantes, é preciso ampliar os dispositivos necessários e rotinas atuais para impedir a ação dos assaltantes.
“Já apresentamos propostas para melhorar a segurança bancária, contendo itens que não envolvem muito desembolso de dinheiro são fáceis de colocar em prática, mas infelizmente, o Itaú, assim como os demais bancos, relutam a adotar. Também defendemos a contratação de empresas de vigilância para fazer a guarda das chaves, pois entendemos que assim é possível evitar sequestros de funcionários e ataques na hora em que as agências estão sendo abertas”, explica.
Clique aqui para ler mais sobre o assalto.
Atendimento aos funcionários
Com a paralisação desta sexta-feira, o Sindicato também está cobrando maior atenção no atendimento médico e psicológico aos funcionários que estavam na agência no momento em que os assaltantes agiram. “Eles passaram por momentos de tensão intensa, com armas miradas para seus rostos. Esse tipo de situação pode deixar sequelas graves se não for bem administrada”, acrescenta.
Em função disso, Wanderely afirma que o Sindicato está cobrando do banco a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para os bancários e bancárias vitimados por essa tentativa de assalto, como forma de garantir seus direitos no futuro, caso seja necessário.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR