Sindicato de Londrina protesta na agência 4018 contra rotatividade no Itaú

06 de maio 2015
A agência 4018, do Itaú em Londrina, está com as atividades paralisadas hoje (6/05), em protesto contra a demissão de um gerente. Esta foi a terceira edição da Operação “Demitiu, Parou” a atingir agências do banco na base territorial de Londrina.
Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato, afirma que o Itaú está apostando na rotatividade para ampliar ainda mais o ganho fácil. “Ao que parece, este ano o banco está apostando na rotatividade para reduzir as despesas com pessoal. Em Londrina esta é a segunda demissão de gerente registrada nos últimos meses”, salienta Kelly.
Ela lembra que o balanço do primeiro trimestre de 2015 revela que o Itaú obteve lucro líquido de R$ 5,733 bilhões, com crescimento de 29,74% em comparação ao valor apurado no mesmo período do ano passado. “Mesmo assim, as demissões sem justa causa estão ocorrendo, demonstrando a ganância desmedida”, avalia.
Segundo análise do mercado financeiro, o resultado do terceiro trimestre superou a previsão de lucro, que chegou a esse montante apoiado em maiores margens nas operações de crédito e em menores despesas administrativas.
“Ou seja: o Itaú está batendo recordes de lucros por cobrar juros mais altos dos clientes, ao mesmo tempo em que reduz o número de funcionários para economizar na base da exploração daqueles que ficam”, completa a diretora do Sindicato de Londrina.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR